segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bologna


Por fim, fomos para Bologna, cidade onde um dia quero voltar com calma. Bologna, capital da região Emiliana-Romana, já tem uma cara e uma arquitetura bem diferente das cidades da Toscana. É uma grande cidade com cerca de 1 milhão de habitantes e é conhecida pela ótima gastronomia.  Caminhando pelas suas ruas você se depara com incríveis mercados dos mais variados tipos de comida.






A viagem de trem de Firenze a Bologna dura 1 hora e 35 minutos e custa entre 7 e 10 Euros a depender da hora (existe um trem mais rápido que é, obviamente, mais caro).

A cidade é conhecida como “La grassa, La dotta, La rossa”, traduzindo: gorda, culta e vermelha.  Gorda porque é famosa pela sua gastronomia, como já mencionei; culta, creio que seja pela sua tradição em Academias (a primeira Universidade do mundo Ocidental foi a Universidade de Bologna, inaugurada no século XII); vermelha porque a cor vermelha impera nos seus prédios e Bologna é vermelha como o molho a bolonhesa!
Andar pelas suas ruas, ver os prédios do Centro, visitar sua linda (e vermelha) Catedral e a Chiesa Santa Maria Della Vita que abriga a impressionante obra Compianto sul Cristo morto é programa que dá vontade de voltar a fazer.






detalhe de Compianto sul Cristo morto (fonte wikipedia)

Bologna é tambem famosa pelos seus clubes e pelo festival de jazz. Quem já esteve por lá foi este senhor aí:



Quanto à comida, infelizmente o spagheti a bolonhesa que comemos foi péssimo e com certeza comemos no lugar errado - e taí o motivo para voltar um dia.

O final do bate perna em Bologna foi numa Osteria comendo queijos e tomando Pinot Grigio com uma posterior deliciosa torta de frutas vermelhas com café... e que café!!
Aliás, eu que nem sou chegada a café fico encantada com os cafés que esses italianos preparam.



Pronto, motivo para voltar para a Itália em breve: tomar um bom café!

2 comentários:

  1. Adoro esses mercados com comidinhas diferentes!!!
    Já sei: "Você, Suzana, gostando de comidas diferentes?"
    Sim, eu! Aos 30 as coisas mudam kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ahhh, mudaram mesmo, rsrs
    os mercados de bologna são muito legais
    espero que na próxima cidade italiana, turin, também tenha mercados... mas pelo que li tem

    ResponderExcluir