quinta-feira, 10 de março de 2016

Montpellier

Promoção de passagem aérea de Madrid para Marseille. Para onde poderíamos ir aí perto, já que Marseille conhecemos não faz tanto tempo assim? Resposta: Montpellier!

Devido aos frequentes ataques de piratas na cidade vizinha de Magalone fez-se necessário criar um assentamento de terra mais interiorano que livrasse o povo dos referidos ataques, assim foi fundada, no século VIII, a cidade de Montpellier.
Até o século XIV a cidade era a capital do Senhorio de Montpellier e mesmo nesse período fez parte do reino de Aragón (Espanha), até ser vendida ao reino da França.

Durante a Reforma Protestante, Montpellier, que tinha maioria de habitantes com tal religião, fez resistência à França católica, cedendo aos ideais do país ao final de 20 meses de ocupação, na primeira metade do século XVII.

Atualmente Montpellier é a oitava cidade francesa em população, boa parte dela composta por argelinos que imigraram na década de 60, após a independência do seu país.



Como tínhamos 3 horas entre a chegada do voo em Marseille e a saída do trem para Montpellier fomos até o Port-Vieux de Marseille que estava em reforma no ano que conhecemos a cidade.

E aproveitamos para ir matar as saudades do Bar Unic (foi eleito o melhor bar de Marseille para nós na época da viagem a esta cidade e continua sendo um lugar muuuito legal).

estação de trem de Marseille

Port-Vieux



Em Montpellier ficamos num quartinho super confortável no apartamento da simpaticíssima Mareva (alugado pelo Airbnb). O apê fica a passos da estação de trem e da praça principal da cidade, a Place de La Comédie, onde estão a Opera, cinemas, cafés com terraços e a bela fonte des Trois Grâces.

da janela do nosso quarto

vista da janela da sala (apartamento de Mareva)
Place de La Comédie



Choveu muito enquanto lá estivemos e não era fácil caminhar com os pés molhados numa temperatura de 10 graus e o vento característico da região. Assim, na maior parte do tempo nos perdemos pelas ruas do "Ecusson", centro histórico de Montpellier, ou paramos em algum bar restaurante para tomar vinho e comer alguma coisa.

Era "parapluie" pra todo lado.





No segundo dia a chuva deu uma trégua e fomos meio que rápido, sem entrar em nada (até porque muitos dos lugares entráveis e visitáveis estavam fechados), pelo menos para conhecer.

Arc de Triomphe


Place des Martyrs de la Résistance
Aqueduto

Fomos ao Les Halles Castellanes, o mercado de Montpellier, e, indo na contramão do meu ranking de azeitonas que até então considerava a azeitona espanhola insuperável, comi uma das melhores azeitonas da vida. Azeitona é amor!!!



Fomos também ao Antigone, bairro que começou a ser contruído na década de 80 sobre um terreno militar com intuito de urbanizar a área e de ligar o Rio Lez ao Ecusson. O bairro tem seu estilo inspirado na Grécia antiga.
Não gostei do que vi. Achei "fake" e está mal cuidado, visto a pedra bege, que é matéria prima para quase todas as edificações, ser facilmente impregnada com poluição e sujeira.




Também deu para fazer um bate e volta e ver o mar :)
Fomos até Sète, cidade mediterrânea que fica a 20 minutos e 6 euros de trem de Montpellier.




Em Sète a frustação da coquille Saint-Jacques: na noit anterior, com a chuva em Montpellier, fomos jantar no restaurante Endroit e pedi um risoto de Saint-Jacques. O risoto estava deliciosos, mas, porém, contudo, entretanto, todavia, no risoto havia APENAS UMA (!!!!) Saint-Jacques, que eu comi revirando os olhos e mastigando em camera lenta cada pedacinho porque estava deliciosamente perfeita, mas era somente UMA!!!!

Assim:


Então, indo a Sète, cidade beira-mar, me parecia óbvio que haveria Saint-Jacques. Sentamos no último restaurante que ainda aceitava clientes para o almoço pois já eram 14:30 (início da hora do almoço na Espanha e fim do mesmo na França) e escolhi Saint-Jacques como um dos pratos do menu do dia. Quando, já babando, falei para o moço que atendia o que escolhi ele me avisa que não tinha mais Saint-Jacques. Quase desmaiei! Um dia me vingarei e comerei várias Saint-Jacques em Sète.



Impressões Montpellierenses:

- amei a cidade e fiquei com vontade de voltar outras vezes

- é uma cidade super jovem, viva, cheia de gente nas ruas, com bares e restaurantes que funcionam até tarde

- não é muito cara (o padrão é França, que por si é cara, mas Montpellier é bem pagável)

- dá pra voltar e fazer vários bate e volta pela região


- quero estar ainda viajando e me sentindo muito bem quando tiver a idade desses dois Montpellierenses:


4 comentários:

  1. Que lugares belos!
    Dá para sonhar um pouco... saudades.
    ;o)

    ResponderExcluir
  2. Coquille Saint Jacques,coquille Saint Jacques, gostei de falar assim !! Há, há !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda melhor que falar é comer, haha... mas no prato que pedi em Montpellier veio UMA coquille Saint Jacques!!! Uma!!!

      Excluir