quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O lado difícil de viver em Madrid


Viver em Madrid torna-se uma tarefa complicada à medida que a cada metade de uma quadra você pode encontrar dois ou três tabernas, cafés ou restaurantes.  A tentação de não comer em casa e de ficar na rua é enorme. Quando você decide que vai economizar e cozinhar em casa, sai para ir ao supermercado e dá de cara com uma praça cheia de gente tomando caña ou tinto de verano; segue mais em frente pela rua e encontra uma taberna antiga com uns velhotes discutindo a previsão do tempo e, claro, tomando caña com um pratinho de azeitonas ao lado. Há que se fazer um tremendo esforço para resistir.

A caña é uma instituição neste país. A tradição manda que ela venha acompanhada de um aperitivo, mais conhecido como tapa (uma porçãozinha de algo para beliscar). O que você vai ganhar como tapa vai variar muito de lugar para lugar e de região para região. Quanto mais antigo e tradicional o lugar, maior a chance de que a tapa seja no capricho. Portanto, no centro antigo de Madrid é onde estão as tabernas com as mais deliciosas e fartas tapas. Nos lugares mais moderninhos o que vai acompanhar sua caña (ou tinto de verano, ou vinho, ou sangria) vai ser batata frita, amendoins e, no máximo, azeitonas (essas merecem um capítulo à parte de tão variadas e deliciosas que são... num outro momento falo sobre elas).



Nos deu uma certa impressão de que a tradição das tapas pode estar se perdendo, visto que em muitos lugares só se dá azeitonas ou batata frita de pacote para acompanhar a bebida. Será uma pena se os espanhóis deixarem isso acontecer.

Nos próximos posts vou contar um pouco sobre os cantinhos de Madrid que tanto nos encantam.

2 comentários: