domingo, 6 de novembro de 2011

Bayonne - País Basco Francês

O País Basco localiza-se no Norte da Espanha e Sudoeste da França. É uma região que tem uma língua própria, o euskara, e que cultiva sua cultura com muito fervor. Pesquisando sobre o euskara vi que não se sabe a sua origem, visto que não existe paralelo desta língua com nenhuma outra existente no mundo.

O formato do seu mapa, aliado ao nacionalismo do seu povo, rende ao País Basco boas historinhas, como esta que está em um dos postais que lá comprei.

É aqui que nós estamos de férias
E Bayonne parece ser uma cidade perfeita para passar férias. Além de linda e animada, não tem praia, mas está ao lado de belas cidades praianas. Com 30 minutos de viagem você chega à linda Saint Jean de Luz e com apenas 10 minutinhos à famosa Biarritz.

La Nive é o rio que divide a cidade em Petit e Grand Bayonne. Há 5 pontes entre as duas e sua beira-rio é cheia de casas com a típica arquitetura basca.





A cultura Basca está em toda parte, bandeiras vermelhas e verdes enfeitam as ruas e como bons bascos, a cidade preza pela gastronomia. O restaurante Le Bayonnais, onde tivemos o prazer de almoçar, é uma prova de que os bascos sabem o que é bem comer.






Após explorarmos Petit Bayonne e Grand Bayonne, à noite procuramos um barzinho para sentarmos calmamente, comermos e tomarmos algo. Nada de calma! O bar que queríamos ir já estava lotado e nas andanças encontramos uma "cave" onde iria ter uma jam session. Entramos num lugar que estava ocupado por músicos que, se não eram amigos eram pelo menos conhecidos entre si, e presenciamos as formações musicais mais inusitadas com um troca-troca de bandas e estilos, uma mescla entre cantores afinados e outros totalmente fora do tom e instrumentistas quase caindo de bêbados.
A jam session de Bayonne foi a noite mais divertida da viagem.

Foi essa a marca que Bayonne deixou em nós: informalidade, alegria, diversão e pessoas aproveitando o lado bom da vida.


Impressões Bayonnenses:
- Alguns franceses dizem: "Bayonne?! Não é França!" Pois para mim é, visto que seus habitantes apesar de saberem o euskara, falam francês e dizem ser bascos franceses. É uma França diferente sim. Menos formal, mais faladeira, mas não deixa de ser França, melhor ainda, é França com "sotaque" e animação espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário