terça-feira, 8 de novembro de 2011

San Sebastian - País Basco Espanhol

É com uma homenagem à torta de queijo do La Viña que começo este post sobre San Sebastian.
Foi esta maravilha da culinária basca que encerrou as nossas 3 noites nesta cidade. Eram pintxos ali, tapas acolá e no final da noite... La Viña, garçom amigo e torta de queijo.

A infinidade de bares que existem no Casco Viejo de San Sebastian é de deixar qualquer um louco sem saber onde entrar e, principalmente, sem saber que pintxo comer. Todas aquelas maravilhas em cima do balcão esperando para serem saboreadas aguçam os sentidos e provocam fome e sede.

Logo que chegamos à cidade e deixamos as coisas no hotel fomos ao Casco Viejo procurar algo para comer e descobrimos como a indefinição pode ser algo tão prazeroso. São poucas vezes na vida em que sinto alegria em não saber o que decidir, mas ali, diante de tantos bares, tantos belisquetes, é melhor ser indeciso e ao mesmo tempo determinado... determinado a comer de tudo um pouco!


San Sebastian (Donostia em basco) localiza-se no Norte da Espnha, no País Basco e dista 20 km da fronteira francesa.
A ligação entre Bayonne (onde estávamos anteriormente) e San Sebastian via trem é feita primeiramente pela rede de trem francesa e depois pela rede de trem euskara (Euskotren).
Compramos passagem Bayonne - Hendaye, que fica na fronteira com a Espanha e daí pegamos um trem pequeno, que parece mais um metrô; mais 40 minutinos de viagem e chegamos em San Sebastian.
O caminho é lindo, pois o trem vai beirando as cidades praianas da Baía de Biscaya, o que deixa um gostinho de quero voltar para esta região um dia...

A cidade á pra ser explorada à pé e assim o fizemos.
Caminhando desde o Monte Igeldo até o Monte Urgull, passando pela Playa de La Concha, principal praia da cidade, pode-se ver, além da beleza natural do lugar, as suas lindas construções, prédios e ruas bem cuidados, lindas praças e alguns palácios.

vista desde o Monte Igeldo

Playa de La Concha

Na parte antiga (Casco Viejo) a grande diversão é comer e beber, como já dito antes. Mas também aí há várias lojinhas, igrejas para serem visitadas, uma zona de pescadores e um maravilhoso deck de onde vimos o sol se pôr nos três dias em que estivemos na cidade.




Impressões San Sebastianenses:
- a cidade, por ser um famoso balneário, é povoda por gente de muito grana;
- boa parte dos moradores e dos turistas são da terceira idade; e eles vão para os bares de pintxos, bebem comem, divertem-se horrores... no La Viña, vimos em dois dias seguidos uma senhorinha que chegava de cadeira de rodas e não perdia tempo nos chopps nem nos pintxos;
- é costume que os irmãos (crianças) vistam-se com a mesma roupa, como se faz com os gêmeos aqui no Brasil (!!??)
- San Sebastian é cara, mas mais barata que Bordeaux e (já está virando clichê isto aqui)... obviamente, mais barata que São Paulo;

Um comentário:

  1. Essa praia com esses prédios antigos fica linda demais! Adorei as fotos. Bjo

    ResponderExcluir