domingo, 28 de outubro de 2012

Arles

A pequena e charmosa cidade de Arles tem uma forte influência da dominação romana assim como mostra essa foto (que peguei na internet):


Além de ser conhecida por abrigar um anfiteatro e um coliseu, Arles é especialmente famosa por ter sido lar de Van Gogh. Esta cidade serviu de inspiração para uma boa parte das obras do pintor e foi também palco para um episódio trágico, quando Van Gogh cortou a própria orelha após um desentendimento com Paul Gaughin.

Depois desse episódio Van Gogh ficou internado neste hospital, que hoje abriga um centro cultural. Aliás, a cidade tem uma forte veia cultural e concentra uma grande quantidade de festivais de cinema, teatro e fotografia.

Hospital onde ficou internado Van Gogh


garden of the hospital in arles - van gogh 1889
 Arles também é a cidade onde comi o melhor croissant da minha vida. Num minúsculo café numa das pracinhas, daqueles pelo qual você não dá nada, havia um croissant que superou todos os outros. E olha que a França relamente sabe fazer croissants. A vista que eu tinha enquanto comia o tal criossant era essa aí da foto.

E isso é Arles! Essa tranquilidade, esse ar campestre, e especialmente, essa luz. Não é à toa que os pintores criaram tantas das suas obras inspirados pela luz que ilumina a região da Provence em quase todos os 365 dias do ano.

A região da Provence é fortemente marcada pela culinária e cada cidadezinha tem seu mercado de rua. Há sites onde se pode consultar os dias de mercado nos mais diversos vilarejos.
Quando chegamos em Arles era dia de mercado e assim que deixamos as coisas no hotel fomos diretamente para lá.
E aí é só deleite! O difícil é escolher qual azeitona você vai provar, qual pão irá acompanhar e quantos pedaços de queijo irão junto na sacolinha. Depois de tantas dúvidas pegamos nosso saquinho de belisquetes e sentamos num pub ali próximo porque de bico seco nada disso desce bem.




E como a luz é algo fortemente presente nessa região, reservamos o fim de tarde para atravessar a Ponte Trinquetaille, que cruza o Rio Rhône, conhecer um pouco da cidade verdadeira saindo do miolo turístico e ver o sol se por ali do outro lado. 
O espetáculo da luz amarelada caindo sobre o casario antigo é sensacional. Para os que me conhecem já devem estar se perguntando: e não teve um vinho ou cerveja para esse espetáculo? Claro que teve! Cerveja 1666, a famosa "seize" e queijo francês do supermercado mesmo, porque sinceramente, os que comprei no mercado de rua não desceram. Eram podres!!! Acho que meu paladar é impróprio para os queijos franceses artesanais. Ugh!


Por fim, fizemos nosso tradicional passeio pela madrugada vazia das ruas. A essa hora os turistas se foram, os vendedores estão dormindo e a cidade é só nossa. É sempre um prazer!















Nenhum comentário:

Postar um comentário