sábado, 4 de junho de 2011

buenos aires

A minha primeira ida a Baires (assim a chamam os portenhos) foi em 2003, quando não havia tantos brasileiros por lá, quando ver um brasileiro ainda era uma surpresa para os locais. A cidade mudou muito desde então. O lado ruim da mudança é o que toda cidade grande tem: sujeira, insegurança, falta de espaço para locomover-se. O lado bom é o surgimento de uma miríade de bares e restaurantes que fazem a festa dos locais e turistas.


Depois de muitas idas nestes últimos 8 anos passei a ver a conhecer lugares não turísticos muito interessante na cidade, especialmente quando se fala em comidas e comidinhas, como a pizzaria perto de casa que fica aberta até de madrugada, a sorveteria do quarteirão vizinho ou os bodegons de bairro.

Mas, para quem vai pela primeira vez um circuito meio que obrigatório deve ser seguido. Portanto, aqui vão algumas dicas.

A cidade tem 2 aeroportos: Ezeiza (mais distante) e Aeroparque (no centro). Hoje a Aerolineas, a Lan, a Tam e a Gol têm vôos diretos para Aeroparque. Se chegar por Ezeiza a primeira dica é não trocar dinheiro logo no saguão onde se recolhe as malas, pois aí o cambio é ruim. No saguão do aeroporto, fora da área de malas e passageiros, o Banco de La Nacion oferece melhor tarifa. Não é necessário levar Dólar, pode viajar com Reais. Aliás, parece que em muitos restaurantes e lojas voltadas para turistas estão recebendo diretamente reais. A cada dia fica mais difícil pegar taxi ao chegar em qualquer um dos dois aeroportos. Então, contratar um transfer de chegada e saída aqui no Brasil, coisa que nunca fiz, talvez valha a pena.



Buenos Aires é toda plana, e com quadras delimitadas, desse modo, deve-se aproveitar para caminhar muito, para mim a melhor maneira de conhecer qualquer cidade. De todo modo, transporte público é barato, o metrô é fácil de usar e bem abrangente e táxi não é muito caro.

Agora vamos aos bairros e regiões e o que mais me agrada em cada um.

Recoleta –
-       Cemitério da Recoleta: parece meio mórbido visitar um cemitério, mas este vale à pena por ser bem bonito. Aí está o túmulo de Evita que é uma decepção, mas para quem quiser conferir é só seguir o fluxo de pessoas que vai achar onde fica.
-       Plaza Francia: ao seu redor estão vários cafés elegantes e tradicionais da cidade, além das sorveterias Munchies e Freddo. O sorvete mais procurado é o de doce de leite que eu não sou fã, mas todo mundo adora (prefiro o Crema Irlandesa e Frutos Del Bosque). Aí também tem um shopping interessante que é o Buenos Aires Design. Aos domingos na praça há uma feirinha de produtos artesanais bastante concorrida.
-       Próximo à Plaza Francia estão a Faculdade de Direito e a Flor de Liz, uma escultura de metal muito bonita. Dá para ir caminhando até lá.
-       Na Recoleta, que é um bairro de hotéis chiques e lojas de grife, também estão algumas embaixadas. A praça onde fica a Embaixada da França é linda e bem pitoresca.

Calle Florida –
-       Rua de compras no centro da cidade. É uma peatonal (rua de pedestres) onde estão várias lojas com artigos de couro, além de lojas comuns e artistas de rua dançando tango. Cuidado com objetos de valor nesta rua e regiões, os pequenos furtos acontecem, especialmente porque há muitos brasileiros em compras andando por aí. Na Florida estão as Galerias Pacífico, famoso e lindo prédio com lojinhas dentro. Não gosto de ir à Florida, mas quando vou minha loja preferida é a Falabella, uma grande loja de departamento que fica no número 343. A calle Florida termina em uma grande praça que é a Plaza San Martin (aí próximo está o Bairro da Recoleta)

Congresso e Plaza de Mayo –
A Av de Mayo, para mim uma das mais bonitas da cidade, começa na Plaza de Mayo (onde estão a Casa Rosada, a Catedral e o Cabildo, construção colonial do século XVIII) e termina na Plaza Del Congreso. Caminhar por todo este trajeto é maravilhoso e vale à pena. Nesta avenida está o famoso Café Tortoni, tradicional café da cidade e devidamente concorrido (prepare-se para eventuais filinhas na porta).

Bairro de La Boca –
Tradicional bairro turístico, com suas casas coloridas (Caminito), lojas de souvenirs e shows de tango na rua. Só fui lá uma vez, bati o cartão de ponto, conheci e não mais voltei. Não gosto de lá, mas é meio que obrigatório para o turista de primeira viagem.
Aí fica também o famoso La Bombonera.

Puerto Madero –
Antigo porto remodelado e renovado da cidade de Buenos Aires. É lindo. É recomendado ir agasalhado caso não seja verão, porque venta muito. Tem aí vários restaurantes e bares ao gosto do freguês e do seu bolso. O top é ir comer no Cabaña Las Lilás. É caro, mas nada que assuste um paulista que come em restaurantes de preço mediano. O couvert do Cabaña é fenomenal (quando fui só consegui comer o couvert e daí já pedi a sobremesa) e as carnes vêm etiquetadas, além disso, logicamente, tem uma vasta carta de vinhos.

Av 9 de Julio –
A avenida mais larga do mundo, segundo definição dos próprios argentinos. Na sua metade está o Obelisco, de onde saem a Diagonal Norte e a Av Corrientes, avenida cheia de livrarias e teatros.
Na 9 de Julio está o teatro Colon, vale a visita.

San Telmo –
Este é um dos meus dois bairros preferidos (este e Palermo). San Telmo tem cara de antigo, de parado no tempo, com muitos antiquários e lojinhas com objetos retrô, além de diversos bares e restaurantes. Meu bar preferido aí é o El Federal, que fica na esquina de Peru e Carlos Calvo. Aos domingos existe a feirinha de San Telmo, na Plaza Dorrego, que prefiro à feirinha da Plaza Francia. Também é muito agradável andar por suas ruas com vários vendedores ambulantes e lojinhas. As melhores ruas para se caminhar são a Calle Defensa (que termina na Plaza de Mayo) e a Balcarce.



Palermo –
O outro bairro preferido. É dividido em Palermo Soho, Palermo Hollywood (quem foi o criativo que inventou estes nomes?), Palermo Viejo e Palermo Chico (este é o da galera de grana). Nos dois primeiros estão os principais bares, lojas, restaurantes e sorveterias. É um bairro de artista e designers, assim sendo, tem muitas coisas diferentes nas lojas.
Na Plaza Serrano tem uma feirinha todo sábado e domingo. Nesta praça existem bares em todo o seu entorno, é só escolher o que mais agrada e ficar aí vendo o tempo passar. Mas não se deve ficar só aí, andar pelo bairro leva a muitas boas supresas (calles Gurruchaga, Santa Rosa e El Salvador, perto da Praça estão lindas para caminhar). O lugar que mais gosto de ir, seja para comer, seja para beliscar algo, é o "El Preferido de Palermo". No meio de tantos restaurantes de grife no bairro de Palermo, o El Preferido fica um pouco esquecido pelos turistas, no entanto, serve uma ótima comida, com preços honesto, num ambiente simples, com a cara de Buenos Aires. Adoro!





Parques –
O mais bonito é o Bosques de Palermo. Vale à pena para quem está com muito tempo na cidade. Se o tempo é curto, a não ser que você seja um verdadeiro amante da natureza, é melhor ver outras coisas.

Compras –
Calle Florida – como falei não gosto de lá, mas não se pode negar que é lugar bom para compras
Av Santa Fé – minha avenida preferida para compras
Outlets da Av Córdoba – também não gostei quando fui, mas muita gente adora

Em outro post falo dos meus bares, bodegons e restaurantes preferidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário