quinta-feira, 30 de junho de 2011

comidas, bodegons e delícias de buenos aires (junho/2011)

Cinco dias em Buenos Aires e novos locais para repetir a dose na próxima viagem:

- Sagardi Euskal Taberna (Calle Humberto Primo, 319 / bem próximo à Pz Dorrego em San Telmo):
www.sagardi.com.ar

Um bar com os pintxos característicos da cozinha basca. Pode-se escolher entre sentar-se na barra (balcão) ou numa enorme mesa comunitária que fica no meio do salão. No local há também restaurante, mas não conhecemos, ficamos somente com os deliciosos pintxos. O vinho se serve em garrafa ou por taça. Cada pintxo custa 10 pesos, você os come e guarda cada palitinho que comeu, ao final se paga de acordo com o número de palitos.




- Cafe de La Poesia (Calle Chile, 502 / San Telmo):
Em 1998 foi criada a "Comisión de protección y promoción de los cafés, bares, billares y confiterías notables". Segundo o artigo 2 da lei, "cafe notable" é aquele que tem valor patrimonial próprio por estar relacionado com feitos culturais, por sua antiguidade, desenho arquitetônico ou relevância local.
E aqui está um ótimo exmplo dentro dos 53 "notables" de B. Aires.
Comida característica com picadas, minutas e parrilla.
É também um café literário, onde por vezes acontecem apresentações e leituras de poesia (que por sorte neste dia não tinha ou eu não teria entrado para conhecer, hehe).





- Bar Seddon (Calle Defensa, 695 / San Telmo):
Um autêntico bar portenho. Linda casa, pé direito bem alto, chão de cerâmica preto e branco e uma linda e enorme máquina registradora bem antiga no balcão.  Também faz parte do grupo dos "notables".


- El Viejo Teodoro (Arenales, 1424 / Recoleta):
Outro típico bodegon, este mais restaurante que bar. Comemos provoleta, verduras a la parrilla (estavam deliciosas) e um suculento pedaço de Entraña (corte de carne típico), além de vinho Malbec, claro.

- El Cuartito (Talcahuano, 937 / Recoleta):
Tá difícil de encontrar uma pizza melhor do que a do Cuartito em Buenos Aires. Meudeusdocéu! O local funciona desde 1934 e é concorrido até hoje. Culpa das deliciosas pizzas. Dos três sabores que comemos (fugazzeta, jamon y morrones e napolitana) a fugazzeta (cebola bem queimadinha e muito muito queijo) é imbatível. Mas, depois de estar com o estômago até as tampas (a pizza é suculenta e com massa grossa) vi na mesa do vizinho a pizza mais linda do mundo, perguntei ao garçon e ele me disse que era a da casa, a El Cuartito. Vai ficar para a próxima.

- El Claustro (San Martin, 705 / Microcentro):
Dentro do convento de Santa Catalina, cujo prédio é monumento histórico nacional, há um restaurante calmo e com comida boa. Além de conhecer a igreja que fica ao lado do convento e passear pelos seus silenciosos (e frios) corredores pode-se comer bem e com ótimo atendimento (para mim coisa rara em Buenos Aires). Vale à pena.
Ao lado do restaurante há uma casa de doces e tortas chamada "Como en Casa". Deixamos para comer a sobremesa neste lugar, mas nos arrependemos. A tortinha de chocolate com dulce de leche estava boa, mas o atendimento não era lá essas coisas e o café foi servido num copinho de papelão. Preferia ter ficado mais uns minutos no restaurante e ter aproveitado a atmosfera do lugar.

- Cafe El Gato Negro (Corrientes, 1669/ Centro):
www.elgatonegronet.com.ar
Que lugar com aromas embriagantes... O Gato Negro é ao mesmo tempo café e local de venda de especiarias as mais variadas possíveis. E o cheiro delas impregna o lugar. A variedade de chás também é absurda. Tomei o de arandanos com manzana, delicioso. As latinhas coloridas com o desenho do gato estão lá à venda. Impossível resistir.






- Teasopholy (Av Alvear, 1883 dentro da Galeria Promenade):
Uma loja de chás de grife onde se pode comprar a granel ou tomar aí numa pequena praça um dos seus múltiplos sabores. Tomamos Apple Chai e My Patagony. O ambiente é bem fresco (fresco de frescura, não de arejado) com o povo a la Recoleta dando o ar da graça... e o chá do El Gato Negro era melhor.

- Bellagamba (Av Rivadavia, 2183):
O Bellagamba é tudo: restaurante, boteco, música alta, gente de todas as tribos.
O lugar é bem inusitado. Lá você mesmo pega sua cerva na geladeira e se serve numa bancada onde estão as empanadas e pratos prontos; põe o que escolheu no microondas e vai no balcão pagar. Muito bacana e animado. Além disso, tem uma jukebox com musiquinhas a 1 peso e o mais interessante, as mesas são as antigas mesas de máquinas de costura Singer. Sensacional.

Lugares onde não fomos:

- Guerrin: pizzaria tradicionalíssima na Corrientes, 1932. Não aceitava cartão de crédito e não tínhamos dinheiro suficiente. Aliás, prá pagar qualquer continha para dois em Buenos Aires com comida e vinho tem que ter programado um gasto de 120 a 150 pesos. E muitos lugares não estão aceitando cartão de crédito.

- Cafe San Juan: ótimo bistrô na Av San Juan em San Telmo. Fui lá em outra viagem e adorei a comida e o ambiente. No entanto, o aumento do preço dos pratos me assustou um pouco desta vez. Uma entrada esté em torno de 30 e um prato em torno de 80 pesos. Ainda tem que contar o vinho e a sobremesa. E... não aceita cartão de crédito... achei uma afronta...

Lugar que não sei o nome:

- Ao lado do famoso restaurante de parrilla Cabrera, na calle de mesmo nome em Palermo, tem um bar para onde são levados os comensais que estão esperando mesa para ir ao tal Cabrera. A hostess do restaurante fica lá passeando pelas mesas do bar e chamando os candidatos a comer uma boa carne (assim dizem do Cabrera). Bom, o bar é ótimo, despojado, com ótimos belisquetes e vinho a preço honesto. Achei um ambiente bem divertido e, nem que tivesse mesa sobrando no Cabrera eu gostaria de ter mudado de local naquela noite.





2 comentários:

  1. Adorei as dicas! Desse Bellagamba tinha ouvido falar e pelo jeito é bom mesmo né? Uma experiência diferente. Bjo

    ResponderExcluir
  2. A experiência, sem dúvida, vai ser diferente, mas não espere nada mais que um lugar com tendência ao "podrão".

    ResponderExcluir