sábado, 20 de agosto de 2011

roma


Esta é uma cidade que me deixou com dúvidas. Não sabia se a achava linda e monumental ou se a detestava pela quantidade de turistas e jeito grosseiro dos italianos.
Foram somente 4 dias, hospedados em um Bed&Breakfast na região do Termini, portanto, é melhor voltar lá um dia para decidir o que realmente penso da cidade.

Roma tem hotéis muito caros e, pelo que pesquisei, qualquer quarto duplo abaixo de 90 Euros corre o risco de ser sujo ou em local bem ruim. O B&B que ficamos era bem razoável, num prédio caindo aos pedaços, porém com quarto limpo e amplo e banheiro nem tanto... deu pro gasto. A região do Termini, definitivamente, não é a melhor em termos de beleza e agradabilidade, no entanto, a facilidade de transporte público é imbatível.

Visitamos tudo que tem no Centro de Roma e, para quem está hospedado no Termini, acho que vale à pena caminhar até o Centro.
Tudo é monumental, sim, não consigo adjetivo melhor para a cidade. Quanta grandiosidade e beleza...
Foruns Imperiais, Forum Romano, Coliseu, Monumento a Vitorio Emanuele (o que é aquilo??). Com muita disponibilidade nos quadríceps você consegue visitar tudo isso caminhando.



 Para a Galeria Borguese, a qual tem uma coleção de arte memorável e imperdível, tem que fazer reserva previamente e não dá para ir andando, pois é distante. Na época que fomos a exposição temporária fazia um paralelo entre as obras de Francis Bacon e de Caravaggio. Muito bom!

Em Roma há que se reservar pelo menos um turno para a visita ao Vaticano. Às quartas-feiras é o dia em que o Papa, da sua janelinha, acena para os fiéis e o lugar fica lotado de peregrinos. Fomos num dia não quarta-feira, não lembro qual, e imagino aquela praça mais cheia ainda, deve ser um horror!
Como a fila para entrar na Basilica de São Pedro era muito grande, decidimos ir primeiro aos museus do Vaticano e foi uma ótima pedida, pois quando voltamos à Basílica, às 15 horas, não tinha mais nenhuma fila!
A fila para o museu é desanimadora, mas depois descobre-se que ela anda rápido.






Monumento do qual mais gostei em Roma: O Panthéon. Essa obra magnífica da arquitetura data de 27 a.C., tem um diâmetro de 43 m e da base até o ponto mais alto da cúpula também são 43 metros. No alto da cúpula há um óculo com abertura para o céu e é por aí que se dá a entrada de luz no prédio. A luz move-se ao longo do dia (ou seja, quem tiver tempo deve ir lá em horários diferentes para ver a iluminação) e quando há chuva ou neve estas adentram o Pantheon. Fascinante!
A Piazza Della Rotonda, onde fica o Pantheon, é também muito linda, seria mais ainda se estivesse menos carregada de turistas. Aí ao lado, no Café Sant Eustaquio, tomei o melhor café dentre os vários ótimos que tomei na cidade.





 Fizemos uma caminhada interessante: da Piazza Del Popolo, passamos pela Via Del Corso e driblando uns 1000 turistas chegamos à Piazza di Spagna, tomamos café no El Grecco na Via Condotti e fomos até a Fontana di Trevi driblar agora 2000 turistas para conseguir um lugar ao sol.



Bairros do quais mais gostei e onde hospedar-me-ei na próxima ida à Roma:
- Trastevere. É um lugar pitoresco, com ruazinhas estreitas, casas típicas, vários bares e restaurantes e com um pouco menos de turistas. O happy hour faz juz ao nome porque você paga a bebida e a comida é free. E não é comidinha boba não, pastas, risotos, torradas, as azeitonas mais suculentas que já comi, croquetes, tudo para ser servido em pratinhos de sobremesa, mas com repetição ao gosto e ao estômago do freguês. Haja Chianti...
Aí comemos num restaurante muito bom, o Da Lucia, famoso pelo prato simples, porém delicioso, chamado Spaguetti ao Cacio e Pepe (cacio refere-se ao queijo de cabra e pepe à pimenta do reino, simples assim, spaguetti, queijo de cabra, pimenta do reino e azeite, tudo da melhor qualidade)


- região do Gueto (antigo bairro judeu). Lembra muito o Trastevere, está próximo a este, do outro lado do rio ao atravessar a Isola Tiberina, que por sinal, é belíssima.
Foi aí no Gueto onde melhor comemos em Roma.
O Sora Marguerita é um restaurante minúsculo e sem placas indicativas, que tem uma comida fenomenal e um "carciofi alla giudia"(alcachofra frita no azeite à moda judia) que é de cair de quatro. Na mesma região comemos no Taverna Del Guetto e dá-le mais carciofi alla giudia.





portinha do Sora Marguerita

Outro lugar para ir de bar em bar é o Campo Dei Fiori, onde de dia tem um mercado ao ar livre e à noite fica repelto de gente em bares e restaurantes.

Impressões Romanas:
- Roma é LO-TA-DA de turistas;
- o trânsito é realmente um caos, não existem semáforos em algumas das avenidas principais e os romanos cruzam seus carros uns na frente dos outros, buzinam, gritam, reclamam;
- o metrô é pequeno, sujo e mal cuidado (ao fazerem escavações para construírem o metrô encontraram tantos vestígios das antigas civilizações que este quase não pôde ser construído, por isso ele praticamente inexiste);
- os romanos falam pelo celular o tempo todo, nas ruas, dirigindo; até os "carabinieri" estão falando pelo "telefonino";
- a Via Condotti é a "creme-de-la-creme" da moda, aí tem até butique com roupas para Padres, sim com traje que o padre usa na missa!!
- os italianos são lindos, mas fica meio difícil saber quem é do babado e quem não é...

Impressões Italianas:
- definitivamente os italianos são caricatos; 
- não se come pasta usando a colher como fazemos, e sim usando garfo e faca!
- pão italiano acompanhando a comida é mentira. Nunca sentamos num restaurante para vir junto com a comida uma cesta de pães. De onde terá vindo esta invenção que está em todas as cantinas de São Paulo?
- vinho mais barato do que água também é mentira; só se for em cidades que não visitamos;
- bruschetta não tem queijo;
- os tomates sozinhos já valem a bruschetta, são tão doces e deliciosos... para que queijo?
- como eles aguentam comer primi piatti, secondo piatti, sobremesa e café??
- ahhh, o café italinao... e nem sou muito de café... mas deixou saudades;
- 15 dias de viagem e 15 dias de vinho no almoço e jantar; não, calma, no café da manhã era café!

6 comentários:

  1. Oxente, e os italianos cortam mesmo o macarrão com a faca pra poder comer? Ou enrolam mesmo sem a colher? Minha amiga não gostou muito da Itália por essa superpopulação turística e barulhenta.

    ResponderExcluir
  2. enrolam sem a colher... pois é, sua amiga pensa igual a mim... quero voltar lá, mas queria conhecer cidades mais vazias...

    ResponderExcluir
  3. O melhor sempre é o final dos seus posts, suas impressões, sempre muito engraçadas, igual a vc!! rsrs...Cara, o Panteon é "A" construção!

    ResponderExcluir
  4. O Pantheon é memso A construção... vou ccontinuar tentando colocar sempre minhas inpressões, rsrs

    ResponderExcluir
  5. Estive até ontem em Roma e agora estou em Florenza. Sim, ROMA eh lotada, os Italianos são barulhentos e desorganizados e em alguns momentos tive a impressão de estar no RJ se não fosse pela lingua ... Amei o PANTEON e a Igreja de Sta. Maggiori. BELISSIMA !

    ResponderExcluir
  6. A Igreja Santa Maggiori é impressionante mesmo, como são muitas das construções desta cidade.

    ResponderExcluir