sábado, 20 de agosto de 2011

veneza


O que eu mais gostei em Veneza?
Quando a noite caía e a cidade ficava vazia. Só eu e o Marcelo andávamos por aquelas ruas estreitas, escuras e belas.
Veneza... cidade cenário de tantos filmes, palco de romances, expressão máxima da beleza que uma cidade pode alcançar. Os milhares de turistas que aí vão para fazer passeio de um dia não sabem os encantos que o fim de tarde e a noite podem proporcionar.


Passamos três noites em Veneza, num hotel simpático com a janela para um dos canais, com gondoleiros que de manhã cedo entoavam seu grito típico e nos faziam lembrar que estávamos num lugar mágico, onde as ruas são de água, onde não há carros, onde toda a logística é organizada com barcos: o recolhimento do lixo, as rondas policiais, as ambulâncias e o transporte público.

Caminhamos pela cidade inteira. Andamos tanto, tanto, mas nunca ficamos realmente cansados, porque Veneza é fascinante.

Por onde andamos?
Além de ruelas e lugares desconhecidos fomos também na Piazza San Marco (inúmeras vezes), Palazio Ducale, Campo Santa Marguerita, Galleria Dell'Academia, Chiesa Santa Maria Dei Frari (incrível), Ponte Rialto, Basilica di san Marco (passamos aí diversas vezes e aproveitamos uma hora que não tinha filas para entrar; é magnífica), Mercado do Rialto, Museu Correr, além de andar de barco para lá e para cá. Não, não andamos de gôndola.





Veneza é linda, realmente!
Em cada canto há uma surpresa. Cruzar cada ponte pode ser um presente, vai depender do quão aberto os seus olhos estejam.
Uma cidade totalmente banhada por água tem que se esforçar muito para ser feia e Veneza não quis ter esse trabalho; permitiu-se mergulhar no verde esmeralda dos seus canais e tornou-se uma das cidades mais belas deste planeta.
Sua noite é especial.
A cidade dorme cedo, os turistas se vão, os navios de cruzeiro ligam suas chaminés e partem. A cidade fica silenciosa, vazia e, encantadoramente, permanece bela.
Vá a veneza!
Caminhe por suas ruelas. De preferência de mãos dadas com quem você ama. Ou mesmo só, caminhe! Não importa, mas vá a Veneza!

3 comentários:

  1. Que texto poético! Devia passar a lua de mel lá né?

    ResponderExcluir
  2. Aff, que linda, deve ser lindo olhar toda essa beleza do lado de quem ama e simplesmente "ouvir" o silêncio e agradecer por estar lá. Adorei!!!

    ResponderExcluir