sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bilbao - País Basco Espanhol

Foi difícil gostar de Bilbao, pois:

- chegamos de ônibus, vindo de San Sebastian, e na ida para o hotel demos de cara com um taxista muito grosso que acelerou feito louco e nos assustou mais do que deveria;

- o Hotel Petit Palace Arana, que é da rede High Tech de hotéis, havia me gerado uma expectativa que foi frustrada, visto que o hotel está mais para low tech;

- a cidade não é feia... tem um rio que a cruza, tem um bonito Casco Viejo... entretanto, para quem acabou de sair de San Sebastian, dar de cara com Bilbao não tem como não ser decepcionante. Se eu pudesse voltar atrás faria o caminho inverso: primeiro Bilbao, depois San Sebastian;






A grande atração de Bilbao termina sendo mesmo o Museu Guggenheim. Realmente aquela imponente construção metálica é digna de ser observada durante algumas horas. Assim sendo, chegamos na área externa do museu na segunda-feira, dia em que o mesmo está fechado, e ficamos aí até o por do sol observando como todo aquele aço vai mudando de cor à medida que a luz modifica-se.










Quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre esta magnífica obra do arquiteto norte-americano Frank Gehry pode ver nesse link como foi construído o museu, além de uma entrevista com seu gestor: guggenheim-bilbao

Deixamos a primeira tarde para apreciar o museu por fora e entramos para visitá-lo na manhã do dia seguinte. Conhecê-lo por dentro é também fascinante no que concerne à sua arquitetura, porque a exposição permanente e a temporária que lá estava me decepcionaram muito.

No mais Bilbao tem seu Casco Viejo que é interessante, mas bem pequeno, e os pintxos, claro.
Porém, sendo clichê de mim mesma, depois dos maravilhosos pintxos de San Sebastian... os de Bilbao, coitadinhos... era impossível animar-se. Os melhores pintxos, o melhor clima e o melhor atendimento estão no Café Bar Bilbao, onde fomos duas noites seguidas.




Impressões Bilbaoenses:

- já falei várias impressões anteriormente e não vou chover no molhado... creio que deixei claro o que senti pela cidade, mas uma coisa preciso dizer, a cidade é "xiita" porque:

1) segue radicalmente a siesta; tudo "morre" das 14 às 18 horas... impressionante

2) se você for comer pintxos não pode sentar nas mesas dos bares (exceto no Café Bilbao onde sentamos), pintxos se comem de pé; se quiser sentar tem que pedir uma porção (!!!)

2 comentários:

  1. Ah achei tão bonitinha a cidade à beira do rio... Lindas as fotos no por do sol!

    ResponderExcluir
  2. É... não é que a cidade não seja para ser conhecida... mas a impressão que ficou não foi muito boa e a dica é: ir primeiro lá e depois em San Sebastian, senão é covardia.

    ResponderExcluir