sábado, 19 de novembro de 2011

Madrid com amigos outra vez

Voltar em Madrid é sempre bom.
Aliás, voltar em qualquer cidade é bom (desde que você tenha gostado dela, obviamente).
Voltar significa não ter compromisso em ver pontos turísticos, já ter uma impressão sobre a cidade que vai sendo aprimorada e, principalmente, significa desfrutar com mais calma de coisas que a cidade tem a oferecer que numa visita mais turística o tempo não permite.

Chegamos em Madri no início da noite, bem cansadas da viagem de carro e de carregar malas no metrô. Mas, ainda assim, demos uma saída rápida para encontrar o Fábio, amigo que está passando uma temporada na cidade. Fizemos o que mais gosto de fazer, "salir de tapas". Taberna vai, taberna vem... tomamos várias "cañas" e comemos as coisinhas deliciosas que só a Espanha tem... que azetitonas fantásticas... e o pulpo a la gallega... queso manchego... tudo é tão maravilhoso!



No dia seguinte tomamos café a saímos andando pelos arredores da Plaza Mayor. Chegamos ao Mercado San Miguel. Mal tínhamos digerido o café e lá estávamos nós comendo pintxos e azeitonas e tomando vinho!!! O Mercado San Miguel é só alegria e está no top 5 dos meus locais preferidos em Madrid.

plaza mayor

Já devidamente abastecidas de pintxos e vinho fomos até a Caja Forum ver a exposição do Delacroix que vale muitíssimo à pena.
Andamos por toda a região do Barrio de Las Letras, comemos churros com chocolate e fomos descansar no hotel. A noite foi na Taberna Alhambra com tapas de almondegas, queso manchego e vinho rosé.

No dia seguinte fomos ao Museu do Prado. Já conhecia o museu, mas ele é tão magnífico que mesmo numa visita rápida a Madrid é recomendável voltar lá.  O Prado é enorme, o que torna impossível e cansativo ver tudo bem visto numa visita só, entretanto, como boa vontade, é só focar-se no que está interessado em ver e aproveitar um dos melhores museus que há na Europa. O que me impressiona no Prado é que em muitos dos museus que já visitei existem várias salas que deixo passar porque o que está lá não me interessa; no Prado é ao contrário, TODAS as salas são interessantes para mim. Nada é para passar batido. Por isso, ir duas, três ou várias vezes lá é sempre um programa gratificante.

Depois do almoço num restaurante próximo ao museu, o Mariano, que é muito bom e tradicional, porém muito caro para o meu gosto, veio um dos meus melhores momentos da viagem. Comprei minha lomo Fish Eye! Para quem não sabe a lomografia foi desenvolvida no início da década de 80 na antiga URSS, quando os generais resolveram fabricar uma câmera compacta, com corpo e lente de plástico, portanto, barata, que servia para fotografar o estilo de vida comunista e, logo, fazer propaganda do mesmo. A fábrica tinha o nome de LOMO Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie (União de Óptica Mecânica de Leningrado).
A lomo fish eye era um sonho de consumo que realizou-se na própria lojinha da Lomo em Madrid (na simpática Calle de Echegaray), ao lado do meu amigo Fábio, que compartilhou desta alegria, e quiçá tenha ficado até mais alegre do que eu (?!)

na frente da lojinha da Lomo

eu e minha fish eye no Mercado San Miguel

Depois de sair fotografando Madri fomos nos despedir da cidade no velho e bom Mercado San Miguel. Já era hora de voltar para o Brasil e a última noite prometia...





Foram muitos pintxos com vinho no Mercado San Miguel. Depois eu tive a bela idéia de tomarmos a saideira num barzinho que ficava em baixo do nosso hotel porque daí era só subir e dormir para de madrugada pegar o vôo. Saideira esta que se estendeu mais do que deveria e nos levou para mais uma taberna na região da Puerta Del Sol com direito a mais tapas, mais vinhos, choros, despedidas, confissões e tudo que quem já tomou um vinhozinho a mais sabe bem o que é.

início da noite

fim da noite

Resultado: dormi às 2 horas e levantei às 5 horas para ir para o Aeroporto de Barajas. Não preciso dizer que passei muito mal no vôo Madri-Lisboa e jurei nunca mais fazer isso num último dia de viagem. Mas confesso, a mescla Madrid + ótimas companhias é tão harmoniosa que... sei não... talvez fizesse tudo de novo.



Um comentário:

  1. Este post me fez viajar junto com você , e relembrar minha ida a Madrid e querer bis. beijosss

    ResponderExcluir