sábado, 21 de setembro de 2013

Torino

A ida de Lyon para Torino foi uma aventura.

Primeiramente o restaurante chique onde fizemos nossa pomposa e última refeição na gastronômica cidade de Lyon me fez despertar às 5 da matina com "piriri". Très bien!!

Quase perdemos o trem de Lyon para Chamberi, onde faríamos conexão para o TGV que leva a Torino, por conta do meu "probleminha".
Ao entrarmos no TGV em Chamberi e esperarmos dentro do trem por mais de 15 minutos após o suposto horário de partida, surge um aviso de risco de incêndio e todos são convidados a deixar o trem. Todos entenda-se, trem absolutamente lotado = muitas pessoas mesmo.

Confusão na pequenina estação de Chamberí! Quase uma hora de espera (sem ter onde sentar, exceto o chão) e nada de informações sobre como seguiríamos a viagem.
Um aviso de boca a boca chega até nós e vamos a uma fila pegar uma caixinha com lanche. Outra confusão infernal para pegar o lanche: sem filas, sem ordem, pessoas estressadas e gente que parecia que era sua última refeição da vida!
Finalmente, alguém avisa que iremos de ônibus até Torino.
A subida dessa gente no ônibus é impossível descrever aqui, só mesmo se eu tivesse filmado. Mas para ilustrar digo que me senti tentando entrar num ônibus fugindo de um campo de concentração com tanto empurra-empurra e gritaria.
Por fim, o Marcelo subiu e eu não consegui. O pobre avisava inutilmente ao "organizador" das pessoas a subir que aquela de óculos era sua mulher e eu gritava para o tal "organizador": mon mari est lá, mon mari est lá!!! Ele não me deixava subir e não deixava mais o Marcelo descer. Por fim, uma gota de piedade que descia do suor da testa desta criatura, o fez me puxar pelo braço e me jogar dentro do ônibus (eu já quase chorando a essas alturas).

Querem saber a parte boa (siiiimmm, tem parte boa)? O caminho de ônibus é deslumbrante. Cruza os Alpes e passa por um incrível túnel de 13 km, o Tunel Frejus.

A segunda parte boa? Torino foi uma cidade que entrou na viagem porque para voltar de lá estava mais barato do que voltar de Lyon. Então, sem muitas expectativas fomos para a Itália. Mas o fato é que a cidade nos surpreendeu e deixo aqui fotos do que é o Centro, a beira rio e o museu do cinema.









Nenhum comentário:

Postar um comentário