sábado, 18 de junho de 2011

comer e beber em istanbul (abril/2011)

Uma das coisas que Istanbul tem de melhor é o aroma e o sabor da sua comida, que, juntamente com o cheiro deo sanduiche de peixe, fica devidamente impregnando os ares da cidade.

As famosas "mezes" (entradas) são tão variadas e coloridas que acionam os comandos cerebrais da fome e da gula e cumprem sua função de delícia ao chegarem na boca. A maioria dos restaurantes e bares serve uma sequência de mezes, que muitas vezes fica difícil seguir adiante e ir para o prato principal.

Como a cidade é toda banhada por água não faltam também peixes e frutos do mar. Os restaurantes desta especialidade são chamados de "balik restaurant (restaurantes de peixe)" e uma região onde há vários balik restaurants é Kumkapi, área da cidade que fica à beira do Mar de Mármara.
(Indo até Kumkapi aproveite para visitar a Kuçuk Ayasofya que fica aí próximo)

Outra especialidade local é a "pide" ou  pizza turca, que tem recheios os mais variados e lembra uma grande esfiha aberta.

E, o mais querido de todos, que está por todos os cantos da cidade, o famoso "kebap". Este pode ser comido na rua ou nos restaurantes, onde é servido no prato. O kebab (para eles é kebap) é composto por carne, legumes, pimenta, molho de tomate e/ou molho de iogurte e pão pita. Ás vezes vem também com batata frita (inclusive no formato sanduiche onde colocam batata frita dentro do pão). Não cheguei a pedir um kebab de rua (aquele famoso churrasco grego), mas o Marcelo pediu vários e, mesmo com medo de passar mal, sempre comia uns pedacinhos do dele. Delícia!

Ao fim de qualquer refeição o que queremos? A sobremesa. E é de uma variedade inimaginável aquelas vitrines de doces de Istanbul. Doces com mel, com pistache, com nozes, com amêndoas. O difícil é escolher o que se vai comer. Eu sempre pedia algo que tivesse pistache e chocolate; mistura sensacional.

Quanto às bebidas.
Os turcos bebem chá o dia todo e a toda hora. E você também vai beber, especialmente o "apple tea", que você vai beber no hotel, nas casas de chá, nas lojas do Grand Bazar, no barco enquanto navega pelo Bósforo, ou seja, em toda parte. Você vai beber, vai comprar para trazer para casa e para dar de presente aos amigos.

As cervejas turcas.
A Efes domina em quase todos os bares e restaurantese eu a achei muito saborosa e na medida certa, nem leve demais, nem pesada.

Mas o que mais me impressionou foram os vinhos. Pouco conhecedora que sou não imaginei que os vinhos turcos fossem tão bons. Fiquei encantada com uma uva que recomendo a quem gosta da bebida, chama-se Öküzgözü.

Aí vai a lista dos lugares onde fomos comer e nos divertir e os quais recomendamos:

- Terraço do Hotel Seven Hills (em Sultanahmet): fica entre e Mesquita Azul e a Aya Sofya. Além da  vista deslumbrante das duas mesquitas ainda tem vista para o Bósforo. O horário ideal para estar aí é à noite, bem na hora em que as mesquitas chamam para as orações. Impressionante e inesquecível!
- Rumeli Cafe: restaurante muito agradável com pratos turcos e otomanos (fica  na Divanyolu Caddesi, Ticarethane Sokak 8).
- Safir Terras: tem um ótimo kebap e ótimo atendimento. A vista é bonita, mas não tanto quanto a do Seven Hills (fica próximo ao Rumeli Cafe)
- Bares em Ortaköy: para ter a belíssima visão do pilar ocidental da Ponte do Bósforo e da Mesquita Barroca.
- No quesito trash-food: comer sanduiche de peixe com bastante cebola e pickles em Eminonu, além de um bom kebap de rua que vai ser encontrado em todas as esquinas.
- Para ouvir música, beber, ver gente e se divertir:
* bares nas "Pasaji" que são ruas perpendiculares à Istklal Cadesi: frequentados por turcos enchendo a cara de raki (licor derivado da uva e com sabor de anis, semelhante ao arak); alguns com música turca ao vivo que me soava como uma encantadora música brega local.
* Just Bar: bar de "rock das antigas" em Sultanahmet. Animado. Cheio de turistas. Fomos lá em 4 das 7 noites, em todas elas ficamos no balcão observando o movimento dos clientes e dos barmen.
* Bedahane: bar com show de ótima música cigana ao vivo (e na faixa) em Taksim, próximo à Tünel Meydane (praça do Tunel).
* os variados bares aí da região da Tünel Meydane: tem para todos os gostos, bar de turista, bar de blues, bar fashion, e tralalá...

2 comentários:

  1. adorei suas viagens e feliz aniversário felicidades!!!Obrigada por postar no meu blog

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela lembrança do meu aniversário e parabéns a você também pelo seu lindo blog. Você é uma fofa!!!

    ResponderExcluir