sexta-feira, 15 de maio de 2015

Bate e Volta Dubrovnik a Mostar

Como tínhamos 4 dias em Dubrovnik decidimos passar um dia fora e a grande dúvida era se iríamos para Montenegro ou para a Bósnia-Herzegovina.

Na verdade, sempre quis conhecer a Bósnia, mas andando por Dubrovnik você vê tantas ofertas de excursão com fotos tão maravilhosas da baía de Montenegro, que passamos dois dias para decidir qual dos dois países conhecer.

Ao fim, decidimos pela Bósnia dando preferência à minha vontade antiga de conhecê-la.


A Bósnia-Herzegovina, com capital em Sarajevo, tem como forma de governo um parlamento bicameral e encontra-se dividida em duas federações administrativamente independentes, a Federação de Bósnia-Herzegovina (Federacija Bosne i Hecegovine) e a República Sérvia (Republika Srpska).


O bate e volta saindo de Dubrovnik pode ser feito de carro, e acho que deve ser mais legal por conta de ir parando onde quiser, mas a excursão (afff, que medo de excursão) era mais viável economicamente.
Apesar de eu ter pânico de excursão, fomos dessa maneira porque o passeio era com uma van e não com um ônibus. Assim, ao invés de 35 pessoas felizes e amigas para sempre (para mim é essa a cara de quem vai em excursão) teríamos umas 6 a 8 pessoas felizes e amigas para sempre (bem melhor e menos arriscado).

O fato é que excursão É excursão!!!
As 7 pessoas que foram (incluindo eu e o Marcelo) nem foram assim tão "felizes e amigas para sempre", mas a guia era um pé no saco que valia por um ônibus de 40 pessoas. A mulher não parava de falar na ida explicando coisas nem tão úteis assim sobre o que íamos ver e continuou falando sem parar na volta, quando já não tinha mais o que explicar. Até a hora de dormir eu ainda estava com a voz dela ecoando e alvoroçando meus pobres neurônios.

Mas, apesar da guia, o bate e volta valeu a pena.
A viagem de Dubrovnik para Mostar, na Bósnia-Herzegovina, demora cerca de 2:20 h (de van) e o passeio custou em torno de 40 Euros (cada um).

A Bósnia tem uma relação territorial interessante com a Croácia.
Após a guerra da Iugoslávia, houve um acerto entre os dois países e a Croácia cedeu um pedaço do seu território costeiro para que a Bósnia tivesse saída par ao mar. Assim sendo, pode-se ver no mapa que na cidade de Neum há um corte no mapa da Croácia e o território dessa região passa a ser bósnio.


O caminho que fizemos percorre quase todo o tempo o litoral croata que é absolutamente estonteante. A primeira parada é em Neum, que como já disse é na Bósnia, e onde eu pensava que haveria um porto, visto ser a única saída que o país tem para o mar, mas na verdade Neum é um balneário com resorts. Li que não há porto aí porque as estradas que correm para o interior da Bósnia não são suficientemente boas.

Neum

Depois de Neum fizemos uma parada em Pocitelj, pequena cidade muçulmana que data do século XV, onde se pode visitar uma mesquita, exceto se for verão e você estiver com roupas inadequadas para tal. Entrei porque estava com meia calça embaixo da saia e porque tinha levado na bolsa uma pashimina que pude usar para cobrir a cabeça.




Daí seguimos para Mostar.
Mas antes disso preciso contar como é a saga de passaportes e paradas em postos de fiscalização.

Vejam bem, já sei que estou falando novamente mas é preciso enfatizar, há um pedaço de terra bósnia na costa da Croácia. Então, se saímos da Croácia pela costa quer dizer que entramos em território bósnio ao chegar em Neum, também conhecido como, temos que passar pela polícia de fronteira e mostrar o passaporte. Daí seguimos pela costa e saímos da Bósnia (polícia de fronteira + passaporte) entrando de novo na Croácia (polícia de fronteira + passaporte), continuamos pela costa da Croácia e, deixando esse país para trás (polícia de fronteira + passaporte) entramos para o interior da Bósnia (polícia de fronteira + passaporte). Sim, melhor ficar logo com o passaporte na mão durante toda a viagem. No caminho de volta tem a saga ao contrário.
Mas, pelo menos no nosso grupo, não houve exigência nenhuma quanto aos passaportes e fiquei feliz porque ganhei carimbo bósnio  ;)

Mostar é famosa pela sua emblemática ponte sobre o Rio Neretva que sempre uniu os lados muçulmano e cristão da cidade. A ponte velha (Stari Most) foi construída no século XVI, destruída em novembro de 1993 na guerra da Bósnia e reconstruída e reaberta em 2004.




A cidade é muito pequena e fazia um calor infernal no dia que fomos, além disso tínhamos somente 2 horas lá até voltar para a van da excursão, o que é pouco tempo para explorar o lugar e ainda comer algo.

Andamos pelas ruazinhas turísticas de souvenirs do centrinho, comemos um Ćevapčići que já tínhamos comido em Dubrovnik, mas o bósnio estava melhor e logo voltamos para a van para fazer o caminho de volta para a Croácia.




Mas Mostar não é só a beleza do seu centrinho antigo e da sua ponte que é orgulho da cidade e patrimônio da UNESCO. Mostar ainda tem marcas da guerra por todos os lados, tem gente pedindo comida e dinheiro nas ruas, tem no ar um resquício de que foi massacrada e não conseguiu ainda recuperar-se.

marcas da guerra



Ao final das conta, decidindo pela Bósnia, fiquei com vontade de conhecer um pouco mais desse país e sua da história pré e pós guerra, fiquei com mais vontade ainda de ir para Sarajevo e, claro, como Montenegro foi preterido, passou a figurar na minha wish list de países a visitar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário