terça-feira, 26 de maio de 2015

BUITRAGO DE LOZOYA

Buitrago de Lozoya fica a 75 km de Madrid e é uma das cidades que se pode conhecer em um dia fazendo um bate e volta, caso você esteja na capital espanhola.
O ônibus que vai para Buitrago (1:50h de viagem) sai do Intercambiador Plaza de Castilla, onde se chega facilmente com o metrô da Linha 1.

A pequena cidade, com seus menos de 2000 habitantes, é famosa por sua muralha que data do século XI ou XII e que se encontra íntegra desde a sua construção. A muralha não se sabe exatamente se foi levantada pelos muçulmanos ou pelos cristãos nos primeiros momentos da Reconquista, visto que as muralhas cristãs da época estavam profundamente influenciadas pela arquittrura muçulmana.
Como o local onde está Buitrago é rodeado pelo Rio Lozoya (que lhe servia de fosso natural) e como sua posição era estratégica para saída pelas rodovias, a cidade foi murada com o fim de ser defendida contra invasões.
Em sua história Buitrago leva marcas importantes por ter servido de residência a um importante marquês, o Marquês de Santillana que aí construiu seu castelo, e posteriormente por ter sido invadida e bastante destruída pelas tropas de Napoleão. Ademais, durante a Guerra Civil foram destruídas importantes igrejas locais além do Hospital de San Salvador.



Nos programamos para chegar em Buitrago por volta das 12:30h, andaríamos um pouco, almoçaríamos e depois andaríamos mais. Porém, meu conselho a quem vai para qualquer cidade espanhola em bate e volta é não ir neste horário, pois pegará justamente a hora da siesta.

Os principais pontos a serem visitados na cidade são: seu centro histórico com a muralha, o castelo, a igreja Santa Maria del Castillo e o Museu Picasso.
A este horário das 13:30 até as 16:00 tudo está fechado para a siesta. Então, melhor ter cuidado com a hora que vai ou a viagem pode ser frustrante.

Assim, com igreja fechada, acesso à plaza de toros e à parte alta da muralha fechados e castelo fechado, o que fizemos foi andar por fora dos monumentos e ir ao Museu Picasso.


pracinha em Buitrago

muralha

Iglesia de Santa Maria Del Castillo

torres do castelo ao fundo

Museu Picasso

E por que em Buitrago há um Museu Picasso?

O museu alberga a coleção que Picasso presenteou a Eugenio Arias, cabeleireiro espanhol, nascido em Buitrago, e que foi grande amigo de Picasso. Os dois se conheceram em Toulouse. Posteriormente Picasso instalou-se em Vallauris (França) onde também vivia Arias, que logo converteu-se em seu cabeleireiro, amigo fiel e confidente. O que os unia eram suas idéias políticas (ambos membros do partido comunista), seu amor por Espanha e pelos touros, além de um respeito e confiança tremendos.

Arias dizia antes de morrer (morreu aos 98 anos) que o museu Picasso de Buitrago era único no mundo por ser um museu dedicado ao mesmo tempo à arte e à amizade.

A coleção do museu mostra o amor de Picasso e Arias pela paz e pela justiça social, pelo mundo taurino e pela Espanha.

O pequeno museu é uma pérola por trazer aos nossos olhos obras inéditas que estão impregnadas pelo amor e lealdade entre dois amigos. 

O museu está aberto de terça a sexta das 11:00 às 13:45 e das 16:00 às 18:00, sábado de 10:00 às 14:00 e 16:00 às 18:00 e domingo das 10:00 às 14:00. A entrada é gratuita.
Quando fomos ainda vimos na Sala de Exposições Municipal uma exposição com peças de vestuário desenhadas por Picasso para o espetáculo El Sombrero de Tres Picos. Uma preciosidade.

retrato de Jacqueline, presente para Arias     


retrato da mãe de Arias, feito motivado pela petição de anistia para os espanhóis presos



Nenhum comentário:

Postar um comentário