segunda-feira, 22 de junho de 2015

Bruxelas

A distância em horas de Paris a Bruxelas usando o TGV é de 1:25 h e há trens mais ou menos a cada hora. Ou seja, fazer um bate-e-volta de Paris a Bruxelas é uma EXCELENTE opção.

Bruxelas é tida muitas vezes como uma cidade sem graça e cuja visita não vale muito a pena.
Engano!
A cidade é muito bonita e não tem nada de sem graça, muito menos para os amantes da cerveja, para quem nenhuma cidade da Bélgica, país que tem em sua carta quase dois mil tipos de cervejas, pode ser sem graça.

Falei em bate-e-volta, mas na verdade dormi em Bruxelas. E por que? Porque queria experimentar várias cervejas durante o dia e não pretendia perder a noite da cidade. Mas, garanto que em um dia dá para andar pelo centro antigo da cidade e ainda ir em algum bar com uma boa carta de cervejas ou comer um "moulles et frites" num restaurante.

Dormi no Hotel A La Grande Cloche (site do hotel) que fica a meio caminho etre o centro e a estação de trens, facilitando a vida de quem usa esse meio de transporte para chegar à cidade.

Comecei pela Grande Place onde estão o Hotel de Ville (prefeitura) e a Maison du Roi (Casa do Rei), além de belíssimas achadas de casas que são escritórios e restaurantes.







Depois me perdi pelas ruas do centro, fui até a catedral, vi o Manneken Pis (a famosa estátua do menininho fazendo xixi), passei pelas Galeries Royales, vi um lindo cinema de rua:



E então resolvi ir conhecer o verdadeiro espírito cervejeiro de Bruxelas e fiquei indo em vários bares até o final da noite. No outro dia de manhã, trem de volta para Paris.

O bar mais incrível é o famoso Delirium Cafe (site do bar) que fica numa ruela do centro. É uma instituição que tem uma bíblia carta com 2400 cervejas, incluindo as belgas e cervejas do mundo todo. Impressionate!
E é incrível que os povos que apreciam verdadeiramente a cerveja, como os belgas e holandeses, tenham o copo certo para cada cerveja que te servem. Fico transtornada só em pensar na quantidade de copos de um lugar como esse.

De dia o Delirium estava assim:





À noite não dava para chegar nem a 50 metros da porta de tanta gente esperando para entrar. Portanto, se não gosta de muvuca como eu, vá enquanto o sol ainda brilha.

Mas Bruxelas não é só o Delirium Café, há inúmeros outros bares com cervejas próprias, com cervejas artesanais, com uma infinidade de cervejas belgas, para todos os gostos e bolsos.

Alguns são encantadores tanto no atendimento como na atmosfera, como este aqui:


A conclusão é que Bruxelas não pode ser desmerecida em sua beleza e atrativos. Adorei conhecê-la e ainda fiquei com vontade de um dia voltar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário