sexta-feira, 19 de junho de 2015

Zurich (com bate e volta a Lausanne, Berna e Lugano)


Fui a Zurich em 2014 numa viagem cujo roteiro incluía tembém Londres e Milão.

Fiquei na casa do amigo da amiga que viajava comigo.

Foi uma viagem diferente das demais, visto que ao invés de ficar muitos dias num local só, como geralmente faço, desta vez foram muitas cidades em pouco tempo.
Tínhamos três dias inteiros em Zurich. Passeamos pela cidade dois dias e no terceiro andamos pelo país.
Logo ao chegar em Zurich compramos um passe de trem que nos dava direito a andar o país inteiro, descendo e subindo do trem em quantas cidades quiséssemos, durante 24 horas. Então, fizemos um roteiro que saía de Zurich e incluía Lausanne (na Suíça francesa), Berna (a capital) e Lugano (na Suíça italiana).

A Suíça, país com cerca de 8 milhões de habitantes e mundialmente conhecida pela alto nível de qualidade de vida, está dividida em Estados chamados de cantões e é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche.



Logo ao chegar em Zurich andamos pelo belo centro medieval que me chamou a atenção por estar com muitos poucos turistas. 



Nossa refeição logo ao primeiro dia foi foundue de queijo num restaurante muito típico, aí no centro histórico. Sensacional!


Para quem vai a algum hotel onde tenha frigobar ou para quem vai ficar em apartamento recomendo fortemente que vá ao supermercado e compre uma variedade de queijos para o café da manhã. Os queijos são absolutamente deliciosos. Aproveitando a ida ao supermercado não deixe de comprar chocolates. São corredores inteiros só com chocolates, gôndolas e mais gôndolas com várias marcas. O famoso Lindt tem um sabor mais especial aqui e os que mais gostei foram os da marca Frey. Não, não são baratos, nem os chocolates nem os queijos. Aliás, nada é barato na Suiça. 


café mais caro da vida

Um outro lugar onde comi queijos maravilhosos foi na Estação central de trem onde havia umas barraquinhas com uma feira de comida e bebida. Infelizmente não tenho como dizer se o mercado é fixo ou era algo de temporada. Além disso, na mesma estação central de trem há um restaurante de peixes e frutos do mar, onde se paga por kg, e que é altamente recomendável.

Aliás, a estação de Zurich é gigantesca e tem um volume imenso de pessoas deslocando-se aí dentro. Me parecia que tinha mais gente dentro da estação do que na cidade.E o que não faltam na estação são lojas, locais para comer, supermercados, cafés, e toda gama de estabelecimentos comerciais.


A região do Kreis 5 de Zurich foi transformada de uma região abandonada em uma região "hypada". Aí está a loja matriz das famosas bolsas Freitag, que é toda feita de containers e uma região com lojinhas que surgiram após a revitalização de um viaduto anteriormente abandonado, o Im Viadukt.




Saindo de Zurich, a primeira cidade onde fizemos pit stop com nosso passe de trem foi Lausanne. A cidade me impressionou pelo excelente sistema de transporte que tem.Pequena, mas com transporte altamente funcional.
Aliás, o sistema de transporte da Suiça como um todo é sensacional, eles são famosos por isso e fazem jus à fama que têm. O sistema de transporte de Zurich, ainda que sem metrô, é amplo, com várias linhas de tramway e ônibus, com múltiplas conexões e, principalmente, muita pontualidade O mesmo serve para os trens que saem da estação central.

Voltando a Lausanne, que é sede do Comitê Olímpico Internacional, o ponto principal de turismo da cidade é seu lago, de onde se pode ver a França na outra margem.
É muito linda a cidade, limpa, tranquila, mas me pareceu meio sem vida. Claro, fiquei lá talvez pouco mais que uma hora e não deveria estar dando esse tipo de opinião que pode não refletir a realidade, mas enfim, foi a impressão que levei do lugar.





De Lausanne fomos para Berna, capital do país, com 120 mil habitantes.

Em Berna passeamos pela rua principal do centro e aí almoçamos comida pronta de supermercado.
Há um centro medieval com um belo desenho de ruas em Berna e dessa cidade o que posso dizer é que fiquei com um enorme gosto de quero mais.

Vejam essa foto tirada da internet e tenho certeza que concordarão comigo que nesta cidade não se pode ficar somente poucas horas sem querer voltar um dia:


Fotos minhas de Berna:





O último pit stop foi em Lucerna, cidade que está na Suiça alemã e é a mais turística do país. A cidade abriga o famoso Lago dos Quatro Cantões, cuja vista dá para os Alpes, então nem faz falta comentar qual a visão que temos quando estamos na beira do lago. A linda ponte que adentra no lago, chamada de Kapellbrücke, é a ponte de madeira mais antiga da Europa.
Além disso, o centro histórico com seu desenho medieval é belíssimo.




O fato é que depois dessa ida fiquei com muita vontade de voltar à Suiça. Mas só o farei quando tiver mais tempo e, sobretudo, mais dinheiro porque não é fácil o preço das coisas por lá.


IMPRESSÕES SUICIANAS:

- a pontualidade dos tramways e trens é de impressionar;
- é massa andar de trem e ir ouvindo a voz de avisos ir mudando de alemão, para italiano, para francês, para alemão, a depender da região pela qual o trem vai se deslocando;
- o dinheiro suiço foi o mais lindo que já vi;



- preparem os bolsos porque o país leva a sério a palavra caro;
- Zurich, onde tomei o café mais caro da vida;
- Berna, onde vi o ímã de geladeira mais caro da vida;
- a Confederação Suiça tem como nome original Confederação Hevéltica, que por sua vez vem de uma tribo celta, os helvécios. O domínio de internet da Suiça é "ch", que é uma referência à tal  Confederação Hevéltica;
- or fim, nas minhas impressões uma coisa que não poderia deixar de dizer sobre a Suiça: já me perguntava, mesmo antes de Swiss Leaks e escândalo FIFA, como podia aquele país abrigar sede de tantos lugares que sabemos envolvidos em corrupção, como o COI, FIFA, grandes bancos... é meio chocante andar pelo centro de Zurich, ir vendo os prédios imensos dos maiores bancos mundiais e pensar que um país supostamente tão sério e tão neutro pode ser paraíso fiscal para tanta gente no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário