domingo, 21 de junho de 2015

Val D'Orcia (Toscana)


A convite do casal amigo Márcia e William fomos de Madrid passar uns dias na região do Val D'Orcia, na Itália.
Eu já tinha ouvido falar em algumas cidades que são famosas da região, como Montepulciano ou Montalcino, mas não tinha ideia da beleza não só das cidades, mas principalmente das famosas estradas da Toscana que atravessam o Val D'Orcia.


Serei eternamente grata ao casal pelo convite e pela oportunidade de ver de perto o que vi.

É fundamental estar de carro para conhecer de verdade esta parte da Toscana.
Eu já tinha ido a Firenze, Siena, Lucca e San Gimignano, percorrendo o trajeto de ônibus entre todas elas.
Claro, que é lindo e vale a pena se você não tem como alugar um carro, mas as pequenas e mais cenográficas estradinhas não são acessíveis de outra maneira que não seja por carro.

Ficamos hospedados em uma locanda próxima à cidade de Pienza. Lugar incrível, no meio do nada, mato mesmo, mas com história secular por já ter sido um mosteiro e com um dos finais de tarde mais belos que já vi na vida.




Alugar uma propriedade assim em uma região mais remota te permite algo sensacional que é a possibilidade de experimentar os sabores mais autênticos e frescos da Toscana preparados por você mesmo.
Assim, nosso roteiro consistiu em fazer bate e voltas pelas cidades próximas durante o dia e voltar para comer (muito bem!) em casa à noite. E tenho certeza que não preciso mencionar que comer bem na Toscana significa também beber bem.

Nossos bate-e-volta:

- Pisa: nosso vôo da Ryanair foi de Madrid para Pisa e esta é provavelmente a rota mais econômica que se tem de Madrid para chegar na Itália.
A Márcia e o Will nos pegaram no aeroporto e daí fomos direto para a torre.
A torre está na Piazza Dei Miracoli que abriga além desta, o duomo e um batistério.
Tudo junto é mais belo do que eu imaginava, inclusive a torre que de perto me pareceu mais bonita que em fotos. 
Obs: claro que teve foto segurando a torre; tem um monte de gente pagando esse mico por lá.


- Pienza: era a cidade mais próxima à locanda e também era em Pienza que tinha um bom supermercado Coop e um Alimentari que era de deixar qualquer um maluco na hora de pensar no que vai preparar para o jantar.
Ahhh, mas Pienza é muito mais do que alimentaris e coops.
É, para mim, a terceira cidade mais bonita das que conheci estes dias (perdendo somente para a imbatível Firenze e para a bela Siena). Foi a minha maior surpresa nestes dias de Toscana.
Pienza foi encomendada pelo Papa Pio II e foi construída para ser a "cidade ideal". O centro da cidade foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO devido à sua importância dentro do período renascentista.
Sua praça principal com o palácio episcopal e o duomo é absolutamente bela.
E além de tudo, como a cidade fica sobre uma colina, da sua parte murada é possível ter "somente" essa vista aqui:




- Lucca: foi minha segunda vez nessa bela cidade murada e amei rever a praça redonda que é um marco na cidade. Já falei dela em outro post e deixo aqui algumas fotos dessa segunda passada por lá.
(post sobre Siena, San Gimignano e Lucca)



- Siena: vale o mesmo que disse sobre Lucca e deixo algumas fotos também dessa segunda ida. Acho Siena belíssima. 






- Montepulciano: a cidade já é linda sendo vista da estrada porque fica numa colina bem alta. Consequentemente, para andar por ela tem que preparar as perninhas. Mas tudo vale a pena quando você descobre que a maioria das construções do centro tem no seu interior porões bem profundos com um tanto de história para contar.
A origem de Montepulciano tem início por volta do século IV a.C com o povo etrusco que habitava a região. E muitos desses porões que aí se encontram são cemitérios etruscos.
Entramos em um "alimentari" que era também produtor de vinho e que fez valer a viagem à cidade porque o local é como se fosse um museu de história antiga.
Montepulciano foi o único lugar onde a chuva atrapalhou um pouco o nosso passeio, mas ainda assim valeu cada minuto por lá.





- Certaldo: Não tinha ouvido falar em Certaldo até chegar no Val D'Orcia... e qual grande surpresa tive ao descobrir uma linda cidade e melhor, sem tantas hordas de turistas!
Certaldo divide-se em Certaldo Baixo e Certaldo Alto e é na parte alta (bem alta) onde está o centro antigo da cidade. A boa notícia é que tem um funicular para te levar até o topo  :)
Certaldo é famosa por ser a cidade natal de Boccaccio, escritor que ficou eternizado pela sua obra O Decameron.
Bocaccio era humanista, não seguiu os passos do pai que era comerciante, declamou a Divina Comédia e era especializado na obra de Aliguieri, escreveu que Eros é quem rege o mundo... fico imaginando o livro dele passando de mão em mão entre os moradores mais afoitos da Certaldo pré Renascimento e a galera mais conservadora toda de cabelo em pé.




- Por último, voltei a San Gimignano e Firenze (esta pela terceira vez). Deixo fotos e alguns comentários abaixo.

San Gimignano


 Firenze (post sobre Firenze)



Onde comi?

Além das maravilhosas comidas preparadas pela Márcia e pelo Will à noite na casinha, além do MELHOR-RISOTO-EVER que o Will nos presenteou e que me deixou com perfume de tartufo impregnado na alma (grazie mille, Will), merecem destaque duas refeições:

Em San Gimignano:
Carbonara de tartufo no La Mangiatoia (Via Mainardi, 5).
Vocês têm ideia do que pode ser a mistura de carbonara com tartufo??? Mamita querida!
Lógico que foi acompanhado do famoso Vernaccia de San Gimignano.




E a sobremesa, claro, que foi um (na real, dois) sorvete na Dondoli.


Em Firenze:
Voltei mais uma vez (terceira vez) na Trattoria Ponte Vecchio e comi MAIS UMA VEZ o "Fiocchi Ripieni Pecorino e Pere alla Crema di Robiola e Tartufo".
Tartufo, tartufo, tartufo...


 
Por fim, deixo mais algumas fotos da casinha:






E agora para terminar mesmo, deixo um beijo enorme para a Márcia e para o Will!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário