sábado, 20 de junho de 2015

Londres


Não sei bem explicar porque já fui a Londres quatro vezes e nunca escrevi sobre a cidade aqui no blog.
Talvez vocês pensem que seja porque eu não goste muito da cidade.
Ao contrário... a-do-ro!




É provável que eu não tenha escrito porque sendo uma das cidades mais visitadas do mundo há tantos blogs falando sobre Londres que escrever termina sendo um pouco mais do mesmo.
Mas irei escrever um pouco das minhas impressões tentando fugir um pouco do lugar comum.

Minha primeira ida foi com a minha irmã em 2003 e fiquei próximo à estação Gloucester Road do metrô. Cheguei por Heathrow e usei o metrô linha Picadilly para ir até o hotel. Facinho.
Primeira viagem é fascínio total. Londres foi minha porta de entrada para o continente europeu. Primeira viagem. Primeira cidade.
Andei por todos os pontos turísticos famosos da cidade e fui embora para Paris tão fascinada que não consegui dar à cidade luz o seu devido mérito. Achei-a suja e desorganizada à primeira vista, visto Londres ser quase asséptica naquela época.

Segunda vez em Londres: 2007 com o Marcelo, depois de Lisboa e antes da Espanha, numa viagem de 27 maravilhosos dias.
Ele não conhecia, então voltei a todos os pontos turísticos: London Eye, Big Ben, Picadilly Circus, Leicester Square, Tower of London, London Bridge, Tower Bridge, etc.
Mas desta segunda vez aproveitei mais os pubs. Já não tinha tanta pressa de conhecer as coisas mais óbvias e, além disso, foram mais dias de estada.
Ficamos próximo a St Pancras e foi perfeito para andar tanto de metrô como de ônibus.



Terceira vez foi com uma amiga em 2014.
O roteiro foi Londres, Zurich e Milão, que foi determinado após eu ter encontrado por casualidade uma passagem de ida e volta por exatos 1550,00 reais, incluindo as taxas. Uma barbada, pois as taxas de aeroporto em Londres são caras, encarecendo por conseqüência o valor da passagem.
Novamente fui com alguém que não conhecia e fizemos tudo que tem direito como turistas.
Mas me falem quem acha ruim ficar voltando para caminhar à beira do Tâmisa ou para rever as obras dos incríveis museus de Londres?



Desta vez fiquei no melhor lugar das quatro viagens: o Ridgemount Hotel (site do hotel). Localização perfeita, próximo ao British Museum e a menos de 1 km do Soho, ao lado da estações Goodge Street e Russell Squares do metrô, além de ter várias linhas de ônibus passando na porta. O hotel é gerido por uma simpática família com pessoas sempre muito simpáticas e atentas. Até hoje sinto saudade do delicioso café da manhã do hotel.

British Museum

Sei que o metrô de Londres é uma instituição e que faz parte dos passeios turísticos, mas andar de ônibus é fundamental, especialmente se tiver lugar no segundo andar dos double decker bus. Londres é linda e estar todo o tempo se deslocando por baixo das suas belezas é desperdício.
Nesta viagem, alem de acompanhar a amiga nos lugares ditos obrigatórios, fui com uma lista de pubs e mercados de rua que não tinha aproveitado muito nas viagens anteriores. 

Borough Market

Mercado em Camden Town

Ficamos sete dias. Meu conselho: quem puder ficar uma semana em Londres deveria ficar. A cidade é grande, os deslocamentos cansam, o metrô às vezes é caótico e o trânsito idem, então, apesar de ter estação de metrô para todos os lados e de uma vasta rede de ônibus, o tempo gasto em deslocamentos é considerável. E o outro conselho é ir com uma listinha de pubs alem da listinha das coisas obrigatórias a fazer. Os pubs de Londres são uma atração à parte. 


Quarta vez em Londres: estamos em 2015 e estou passando um tempo da minha vida em Madrid. A irmã que viajou comigo em 2003 estava indo passar uns dias em Londres. Não pensei muito e decidi ir também.
Desta vez fiquei no Easy Hotel de Earls Court e tenho algumas ressalvas:
-       nunca, a não ser que você esteja bem sem grana, opte pelo quarto sem janela deste hotel. É garantia de falta de ar, mesmo para quem não é claustrofóbico. E pelo preço que é o quarto sem janela acho que dá para encontrar algum hotel com banheiro compartilhado, mas com ar respirável.
-       Não gostei da localização. Apesar da estação de metrô de mesmo nome estar bem próxima o deslocamento é difícil porque venta muito (friooo) e também não há uma rede de ônibus que você possa usar para se deslocar para muitos pontos da cidade.
Que fiz desta vez?
Fui em Brick Lane no domingo, dia do famoso mercado de rua, pois em 2014 fui lá mas era um dia de semana. Fui pensando numa muvuca maior do que a que vi. É bem tolerável a quantidade de gente. O mercado de Portobello Road é mais cheio.



Portobello Road num dia SEM mercado

Andei pelo pier que fica por trás da Tower Bridge, lugar muito bacana cheio de bares e com uma vista diferente da Tower Bridge.





Voltei ao Borough Market porque adoro esse mercado.



Andei mais pelas ruazinhas de Covent Garden me deparando com lugares como esse aqui:



E, claro, fui a vários pubs :)



Algumas diquinhas básicas:
- Londres é cara, mas seus museus são grátis :)
- Mesmo indo com pouca grana é possível com 5 libras comer um "meal deal" de supermercado e ser feliz;
- A polícia de fronteira do aeroporto costuma perguntar muito e é bom você ir com seus documentos em dia e provar que tem dinheiro para custear sua estadia;
- Se chegar por Heathrow vai haver metrô que te leva ao centro da cidade. Se chegar por outro aeroporto, os trens ou ônibus que te levam ao centro são caros, mesmo os mais baratos. Desse modo, se está sozinho ou em dois é melhor pagar o preço do ônibus ou trem, mas se estiver em três ou mais dê uma olhada nesse site de transporte privativo que usei e achei que valeu a pena: www.simpleairporttransfers.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário