quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Bérgamo

Amei Bérgamo! Pronto, já comecei falando tudo que tinha para dizer.
Mas falemos um pouco de história e informações sobre a cidade.


Bérgamo é a capital da Lombardia e é mais conhecida pelo seu aeroporto que leva diariamente centenas de pessoas a Milano do que pela sua beleza propriamente dita.
E é justamente daí que começou o meu amor pela cidade. Pousamos e encontramos o aeroporto cheio, mas enquanto nos deslocávamos para o centro as pessoas estavam indo para outro lugar, ou seja, Milão, ou seja... Bérgamo não ficou lotada de turistas. E eu estava sentindo falta de um lugar assim. Fiquei felicíssima com a rara chance de andar por ruas vazias, sem grupos guiados por alguém segurando um guarda-chuva-vermelho-fechado-apontando-para-o-céu, sem ruídos exagerados, sem filas para restaurantes, enfim, sem tudo que o turismo em massa traz de ruim. Poucas vezes viajei para um lugar ao mesmo tempo lindo e vazio de gente.

A cidade é dividida em Città Bassa e Città Alta. É na primeira que está o centro financeiro da cidade e na segunda onde está a sua história mais antiga. Estava animada com a chance de conhecer a bela Città Alta e menosprezei a Città Bassa, mas esta última é igualmente bela e uma agradável surpresa.

A cidade foi construída pelos etruscos e já esteve sob domínio do Império Romano, da República de Veneza e dos Austríacos... tudo isso deixa marcas na arquitetura e no comportamento da cidade. E apesar de ter havido a parte triste nesses domínios, onde guerras e fome de poder levam a destruição, o que ficou em Bérgamo é de encher os olhos de qualquer um.

Na Città Alta a Piazza Vecchia, datada do século XV, é composta pela Biblioteca Angelo Maj, o Palazzo della Raggione, o Campanone (torre cívica), a Fontana del Contarini, o Palazzo Nuovo e a Universidade de Bérgamo. 
Deixo aqui "apenas" a vista desde o Campanone:




Ao lado da Piazza Vecchia está a Piazza del Duomo. Gente! A Basílica de Santa Maria Maggiore é uma coisa de enlouquecer! É tanta beleza que eu não sabia para onde olhar. Deixo abaixo algumas fotos. Vizinha a ela está o Duomo, belo mas não sublime (este não pode ser fotografado). Ainda na Piazza del Duomo estão o Batisterio e o Lavatoio (que está tristemente mal conservado).

Piazza Vecchia

fachada do Duomo

Duomo, Sta Ma Maggiore e Batistério

interior da Sta Ma Maggiore


Lavatoio

As muralhas de Bérgamo foram construídas para garantir a defesa da cidade e caminhar por elas é fundamental para ter vistas maravilhosas da cidade tanto alta quanto baixa.


No largo da Porta di Sant’Alessandro (uma das portas de entrada para a cidade alta passando pela muralha), está o funicular com destino ao Colle de San Vigilio que já foi fortaleza no século VI. Localizado numa altitude de aproximadamente 500 metros, a partir daí há uma esplêndida vista da cidade.


O funicular é uma das maneiras de deslocamento da cidade baixa para a alta. As outras duas seriam com ônibus ou caminhando (a que vai te dar mais prazer, mas prepare as pernas). 

Não entrei na Academia Carrara, mas certamente é um museu com um acervo de respeito e que conta parte da história da cultura italiana.

Na Città Bassa fizemos uma excelente caminhada que incluiu: a Via Sentierone, onde encontra-se uma das antigas portas da cidade (Porta Nuova); a Via Venti Settembre, tradicional rua das compras da cidade e que termina na famosa Piazza Pontida; a Via Sant’Alessandro, conhecida também pelo movimentado comércio.




E estando na Itália vamos falar de comida, né? O típico Casoncelli bergamasco eu comi TRÊS vezes nos quatro dias em que estive em por lá, é a dica principal. Mas também provei a polenta bergamasca con porccini (recheada com queijo!!) e a polenta taragna, além de sorvete, óbvio!









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário