quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Bréscia

No último dia em Bérgamo tomamos um trem e fomos passar umas horas em Bréscia, cidade também da região lombarda, com cerca de 180 mil habitantes.

A primeira praça importante de Bréscia já conta logo um pouco da sua história.




A Piazza Della Vittoria foi projetada em 1932, após demolição da antiga praça medieval que ali existia, e é um típico exemplo do Racionalismo Italiano, arquitetura presente na época do fascismo. Falando em fascismo, em 1974 nesta praça houve um atentado a bomba que ocorreu numa manifestação contra o regime.

Fizemos o seguinte roteiro a pé por Bréscia:


Passamos pela Piazza Della Vittoria, depois Piazza Della Loggia, Piazza Del Duomo, Foro Romano, Museu Santa Giulia e depois fomos até perto do castelo que está logo ali atrás no mapa, mas não subimos por cansaço. Na volta para a estação nos perdemos por ruazinhas sem roteiro pré-determinado, o que recomendo fortemente ser feito.

Piazza Della Loggia

Esta praça é realmente lindíssima e data do século XV. Os prédios que aí estão têm estilo veneziano (Bréscia, assim como Bérgamo, teve influencia dos seus fundadores etruscos, ficou sob domínio do Império Romano e foi objeto de disputa entre Milano e Veneza).

Torre dell'Orologio

A Torre dell'Orologio, funciona desde sua construção em 1540 e tem na sua parte superior a figura de dois homens que marcam as horas batendo no sino. Estes dois são chamados de "Macc de le ore" algo como os loucos da hora, rs.


Na Piazza do Duomo estão o Duomo Vecchio e o Duomo Nuovo (neste não entramos por estar fechado).
O Duomo Vecchio é sensacional. Uma rotonda muito bem conservada que impressiona internamente pelas pinturas e toda sua estrutura.






Como obediente cidade que esteve sob domínio do Império Romano, Bréscia conserva muito bem suas ruínas até hoje.


No Museu Santa Giulia ganhei um presente que me deixou tão, mas tão, mas tão feliz. Estava lá uma exposição com quadros de Chagall. Foi uma surpresa e tanto. Consegui ver várias belezas e fiquei num dado momento com a sala onde estava o "Promenade" somente para mim.



Antes de voltar para Bérgamo, andamos até próximo do Castelo e tomamos um vinho porque faz parte.









Nenhum comentário:

Postar um comentário