quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Córdoba

Conheci Sevilla e Granada em 2011. Nessa viagem não programei Córdoba por achar que estava inferior em interesse se comparada às outras duas. Que engano!
Pois antes tarde do que nunca. Córdoba é linda. Mais calma, mais organizada, mais limpa, menos cheia de gente que as outras duas com quem sempre a comparei, além de ter uma história fascinante e uma importância tamanha para a Andaluzia e para a Espanha.

«Escudooficialcordoba» de Canete25 - Trabajo propio. Disponible bajo la licencia Dominio público vía Wikimedia Commons

Cidade à beira do Rio Guadalquivir (adoro esse nome e tinha que colocá-lo aqui no blog), tem em suas construções marcos da influência do domínio romano, do califado de Córdoba - quando estava sob domínio muçulmano - e da presença cristã, que figura após a expulsão dos mouros da Península Ibérica.



Córdoba já foi tão importante que chegou a ter um milhão de habitantes (hoje tem cerca de 300 mil) sendo na época, século X, considerada a maior e a mais culta cidade do mundo. Então, façam ideia do que é estar ali hoje sabendo um pouco disso tudo!!!

Algumas fotografias mostrando influência moura:

entrada de um típico pátio cordobês

uma das portas da mesquita

casas típicas

Ruínas romanas:


A força da igreja católica em Córdoba e na Espanha:




Ficamos hospedados na "judería", melhor lugar para sair caminhando pelas estreitas ruas de Córdoba e conhecer seus principais pontos de interesse.





Saindo um pouco das ruas da judería encontamos a belíssima Plaza Mayor.




                      ( olha a plaquinha ali do lado na última foto mostrando caña a 1 Euro \o/ )

Perto da mesquita-catedral (falaremos dela daqui a pouco), nas ruazinhas da judería, estão a Calleja de Las Flores e a Calleja del Pañuelo; ali perto também pode-se chegar até a sinagoga, que é uma das poucas que sobreviveram em toda a Espanha, além do belo Alcazár de Los Reyes Cristianos.

Calleja de las Flores

Mas o mais impactante da cidade de Córdoba é mesmo a sua Mesquita-Catedral.
Até o século X, quando terminou a construção da mesquita, os cristãos e muçulmanos podiam compartilhar o templo, que foi construído sobre as bases de uma basílica. Passada esta época, os cristãos tiveram que construir sua catedral nos arredores de Córdoba.
Nesse tempo Córdoba era muito próspera, tinha uma grande universidade, excelentes escolas públicas, era local de visita de nobres e de peregrinação à mesquita; a vida cultural da cidade era muito rica.
Na época em que Córdoba era capital do Al-Andalus (território que estendia até o Rio Douro) a mesquita era considerada o santuário mais importante do islã ocidental.
Passado o período de riqueza e prosperidade, a cidade passou a ser palco de violentas disputas entre mouros e cristãos.
O bom é que hoje está super conservada. Me impressionou a conservação e limpeza das ruas do centro histórico e da mesquita.
Me impactou também o tamanho da mesquita, pois não sabia que era tão enorme!
Essa foto com vista aérea roubada da internet dá ideia da dimensão:


E deixo aqui as fotos que fiz lá dentro:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário