quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Segóvia e Pedraza

Segóvia é a capital da Comunidade de Castilla y León, fica a 70 km de Madrid, sendo portanto um dos melhores locais para se fazer um bate e volta desde a capital espanhola.
Mas em 2013, quando fui a Segóvia pela primeira vez, eu quis ir para dormir por lá. Queria ver a cidade anoitecer e aproveitá-la depois da saída dos grupos de turistas. E nesse mês de novembro/2013 eu vi um dos entardeceres mais bonitos que já vi na vida, ou seja, foi maravilhoso ter ficado por lá para dormir.


A ida para lá foi com trem AVE que sai da estação de Atocha a cada hora e leva 30 minutos para percorrer o trajeto até Segóvia.


A cidade tem seu centro histórico declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, como também o é a impressionante estrutura romana construída no século I, que é o Aqueduto de Segóvia. Este é considerado a obra de engenharia romana mais importante da Espanha. E não é para menos, o aqueduto me deixou boquiaberta durante o tempo em que sentei numa pizzaria ali perto para admirá-lo enquanto tomava umas "cañas" e pensava na genialidade de quem o projetou e contruiu.




Na bela Plaza Mayor de Segóvia está a Catedral da cidade. Não entrei para conhecer, contetei-me com o que vi por fora.





Subindo um pouco pelas ruas da cidade antiga...





... e passando pela judería...



... chega-se ao Alcazár de Segóvia, prédio com cara de castelo de contos de fadas, que serviu de palácio real para a monarquia espanhola.






Ao lado do castelo há um bar-restaurante onde recomendo sentar-se um pouco para ter essa vista aqui:



Nesta segunda vez em que estive em Segóvia fui de carro com uns amigos e depois de andar um pouco pela cidade pedimos informação sobre algum lugarejo par almoçar e recebemos a gentil indicação de ir até Pedraza, cidade de 467 habitantes (!!!!), município de Segóvia, que tem em sua história o nome de famílias que sucessivamente foram donas das terras por lá.

O lugar é incrível!!!

É amuralhada e tem uma porta de entrada que data dos idos medievais!

Sua Plaza Mayor é linda!!!

Tem um presídio também medieval!

E tem um castelo que foi propriedade dos monarcas, sendo hoje uma galeria de arte!!!

Não imaginava que ía conhecer um lugar tão mágico!



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário