quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

León


León foi fundada em 29 a.C., tem 130 mil habitantes e foi, por muitos séculos, local de disputa entre mouros, judeus e critãos.


Sua famosa Catedral data do século XIII e está na rota de peregrinação do caminho de Santiago.


A antiga "judería" de León concentra-se no Bairro Húmedo, que fica bem no centro histórico, tem hoje a maior concentração de bares de tapas da cidade, sobretudo nos arredores da Plaza de San Martín, conhecida como Plaza de La Bicha, por abrigar o famoso bar de mesmo nome.




Falando em bares de tapas, além de caminhar para descobrir os cantinhos escondidos da cidade, a segunda coisa que mais fiz em León foi comer. As tapas que acompanham as "cañas" ou as "copas de vino" são verdadeiramente generosas por lá. Vejam nas fotos:



Os lugares a descobrir são muitos porque a cidade é cheia de lindas praças e nas ruas do centro histórico sempre há algo que só vê quem caminha em busca dos segredos da cidade.

Plaza Mayor



Plaza del Grano,


Farmácia do século XIX



muralhas romanas

Em León há uma das poucas obras de Gaudí fora da Cataluña, a Casa Botines. Era um aramazém e residência particular e hoje pertence ao banco Caja España.



Um pouco afastado do centro histórico, mas a caminho da estação de trem e ao lado da ponte de pedra, está o extraordinário Parador de León, que foi um mosteiro do século XV e hoje alberga um luxuoso hotel. Não deixe de entrar para visitar o hall e o claustro. 
Fizemos a extravagância de almoçar lá. O serviço foi impecável, mas o mesmo não posso dizer da comida que estava apenas OK.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário