quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Malmø

Estava super animada para ir para a Suécia, primeiramente por colocar meus pés em outro país escandinavo, e em segundo lugar por ter a chance de cruzar a Ponte de Øresund, esta, que é uma ponte túnel, tem 7845 metros de comprimento e é a maior ponte rodoferroviária da Europa. Foi inaugurada em 2000.
Do lado dinamarquês ela é um túnel, pois fica muito próxima ao aeroporto de Copenhagen, e portanto seus pilares poderiam atrapalhar os pousos e decolagens. E do lado sueco é uma ponte com estrada para veículos automotores e com linha de trem.

Deixo aqui uma foto roubada da internet para que se veja como verdadeiramente é esta impressionante obra:


Então é isso, a partir daquele local onde parece que a ponte some, inicia-se seu trajeto por túnel até o outro lado.

Fizemos a travessia de trem, por ser mais barato (ainda que mesmo assim seja caro) do que o mesmo trajeto feito de ônibus. Mas imagino que de ônibus deva ser mais legal para ter uma boa visão porque a estrada para autos é na parte mais alta da ponte.

Quanto a Malmo não achei muito interessante (mas isso não me tira em nada a vontade de conhecer Estocolmo e outras cidades suecas). Meio triste, meio suja, meio com cara de mal cuidada. Cara se comparado a orçamento de reles mortais, mas levemente mais barata que Copenhagen.

Caminhamos pelo centro, tomamos uma cerveja com hambúrguer e pegamos o trem de volta para o lado dinamarquês.












Nenhum comentário:

Postar um comentário