domingo, 3 de julho de 2011

bratislava (abril/2011)

Em 1993, após o fim do regime comunista, a Tchecolosvaquia dividiu-se em dois países, República Tcheca e Eslovaquia, cuja capital é Bratislava.
Bem menos turística do que a "prima" Praga, Bratislava é uma cidade linda e que vale muito à pena ser visitada. A cidade tem como fronteira dois países, Hungria e Áustria, fazendo com que ela seja a única capital de um país cujas fronteiras são dois países.
A distância de Viena para Bratislava é de apenas 60 km, também conhecido como 1 hora de trem (partindo da Südbahnhof) e 14 Euros ida e volta (com direito a ficar 4 dias), e para quem vai para a capital da Austria eu recomendo um dia em Bratislava.
Na verdade, eu me arrpendi, preferia ter ido passar umas 2 noites em Bratislava e ter feito um bate e volta para Viena.


A chegada à estaçao em Bratislava é chocante. Logo nota-se a mudança de país. Viena com estações de trem quase assépticas e com infinitas linhas e vagões e Bratislava com tudo escrito em eslovaco, pixações prá todo lado e um claro ar terceiromundista. Na estação não havia ninguém no guichê de informações e a quem me dirigi para perguntar como chegar ao centro não sabia falar inglês. E agora? Conseguimos um mapa (em eslovaco, óficórsi) e perguntamos a um casal com cara de perdido se sabiam que número de ônibus pegar para chegar ao centro. O casal respondeu num inglês meio macarrônico que iriam para o centro e pegamos o mesmo ônibus que eles.



A primeira coisa que fizemos foi subir no UFO que é um restaurante-observatório em formato de disco voador. O ingresso só para o observatório custa 6,50 Euros e se eu soubesse não teria subido, pois achei decepcionante. É melhor deixar para ver a vista da cidade quando subir ao Castelo.



À partir daí caminhamos pelo centro antigo inteiro. São lindas ruas, muito bem cuidadas, com casas e monumentos restaurados, sem as hordas de turistas que rondam Praga e com um povo simpático e prestativo. Há vários cafés e restaurantes nas ruas da cidade antiga.





Almoçamos num dos restaurantes da rua principal do centro antigo e pagamos 15 Euros por 2 taças de vinho branco eslavo, delicioso por sinal, 1 cerveja, 1 porção de batatas eslovacas (cozidas por dentro e caramelisadas por fora), 1 cordon bleu e uma salada grega. 15 Euros! E ao final descobrimos que o menu do dia eram 3 Euros!! Era primavera, a cidade e seu centro estavam bem vazios, mas, pela quantidade de bares, restaurantes e mesinhas do lado de fora acredito que aquilo deve encher mais no verão.
Mas estar vazia foi uma das coisas que me agradou.


Dali subimos para o Castelo de Bratislava que tem uma ótima vista da cidade, mas que infelizmente estava fechado para visita naquele dia. Ficamos num bar-restaurante que existe aí apreciando a vista. Recomendo este lugar. A princípio, por ser meio chique, fiquei com medo de ser caro, mas não é. Pagamos 17 Euros por 2 cervejas, uma porção de asinhas de frango com geléia de pimenta (Yummmi), uma porção de pão com ervas, um strudel de cereja com sementes de papoulas (Yummmmmmi) e 2 sorvetes.






Era fim de tarde e tínhamos que voltar para Viena para a última noite. No dia seguinte Budapest nos esperava. Na próxima vez juro que durmo em Bratislava!

Nenhum comentário:

Postar um comentário