domingo, 17 de julho de 2011

dresden (abril/2009)

Dresden fica a exatamente meio caminho entre Berlim e Praga. São duas horas de trem de Berlim a Dresden e mais duas horas até Praga.
Por este motivo, muitos viajantes fazem um passeio de um dia por Dresden quando estão indo para a República Tcheca. Nós dormimos uma noite lá, o que foi ótimo porque pudemos aproveitar até tarde uma cidade tão agradável.

Dresden foi pesadamente bombardeada no final da Segunda Guerra, no ano de 1945. O bombardeio parece ter sido injustificado, pois ao que consta, a cidade não tinha alvos militares. A quantidade de civis mortos foi em torno dos 30000.

O incrível é ver tudo isso reconstruído em tão pouco tempo. Sim, fazem somente 65 anos que aconteceu o bombardeio e a programação era para que a cidade estivesse toda reconstruída até 2006, ano da comemoração dos seus 800 anos, mas em 2005, um ano antes do previsto, boa parte dos seus monumentos já estavam prontos para a inauguração. Impressionante!

Para conhecer Dresden é suficiente andar pelo seu centro histórico e, com um mapa, localizar os seus principais monumentos; sentar nos muitos bares e cafés para tomar boas cervas e, sobrando tempo, pegar um tramvia e dar uma volta por bairros mais afastados e apreciar um pouco como é a vida local.

rua do centro histórico repleta de bares

Deixo aqui um breve registro em fotos de lugares nos dias atuais comparados com fotos destes mesmos lugares na época do bombardeio. Tirei isso de um livreto que comprei lá e que me impressionou muito.





Impressões Dresdenianas:
- A cidade tem uma população jovem, apesar dos seus mais de 800 anos. Vi muitos casais com crianças, pais com seus filhos na garupa das bicicletas, ou seja, mais jovens ainda virão para animar o lugar.
 - Como me sinto atrasada frente a um povo que reergue uma cidade que foi toda destruída em 1945!
- Mis uma cidade com sistema de transporte ultra eficiente; especialmente se pensarmos que a cidade é bem pequena e como são os meios de transporte nas nossas cidade de mesmo porte.
- Na Neuestadt (cidade nova) vimos muitos bêbados e skinheads nas ruas, mesmo de dia.

Aqui algumas fotos minhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário