sábado, 30 de julho de 2011

collioure (maio/2010)

Leio tantas coisas sobre viagens (revistas, blogs, guias) que não consigo lembrar de onde tirei a idéia de ir visitar Collioure. Sei que me apaixonei pelo lugar e encasquetei com a idéia de ir.
Collioure é uma cidade do sul da França, portanto às margens do Mediterrâneo, que faz parte da região francesa conhecida como Languedóc-Roussillon e tem uma forte cultura catalã. Está a 200 km de Barcelona, e foi numa das viagens para esta cidade que decidi conhecer Collioure.






A saga para chegar lá de trem, partindo de Barcelona, eu deixo para relatar a quem tenha vontade de ir, pois relatar o fato aqui faria este post ser mais longo do que deveria.



Fiquei 7 dias em Barcelona, 3 destes com o Marcelo e o restante sozinha. E foi nestes dias em que estive só que fui para o sul da França. Collioure é cidade de bate e volta para muita gente. Mas, como já disse aqui, não sou muito adepta aos bate e volta e quando posso dormir no local, nem que seja uma noite, é esta a minha opção.




E assim fiz, passei um dia e uma noite neste lindo lugar.
A cidade deve ser lotada no verão, pois era início da Primavera e já havia muitos turistas por lá, especialmente idosos que vão em caravana (?). Mas somente durante o dia, porque ao cair da tarde a cidade morre. Aliás, fiquei vendo o pôr do sol, que nesta época era por volta das 20h, e ao terminar o espetáculo já estava azul de fome e fui procurar algo para comer. Triste notícia... estava TUDO fechado. Até a pizzaria! Só encontrei um bar com três adolescentes bêbados, mas que só oferecia... bebidas. Resultado, comprei um suco de pêssego (de garrafinha) e fui tomar na cama do hotel.



O hotel que fiquei foi o Princes de Catalogne, muito bom e facílimo para deslocamento da estação para o hotel e do hotel para os pontos de interesse da cidade. A recepção, assim como toda a cidade, fica aberta até as 20 horas, mas você fica com a chave principal do hotel e a recepcionista me garantiu que era seguro voltar à noite sozinha.
Creio que no verão a coisa deva ser diferente por lá.





Collioure foi construída à partir do ano de 981, foi destino de navegadores fenícios, romanos e gregos e lugar de cobiça de vários povos devido à sua estratégica localização com saída par ao mar. No século XIII foi residência real e lugar de cruzadas religiosas.  Além disso, foi casa de grandes artistas no século XX, entre eles Derain, Matisse e Picasso, que pintaram suas cores lindamente.

Andre Derain
Henri Matisse

Um comentário: